© Ricardo Moraes/Reuters
A cada uma hora e 42 minutos, um tiroteio é registrado no estado do Rio de Janeiro. Entre os dias 5 de julho de 2016 e a mesma data deste ano, houve 5.345 trocas de tiros. Em primeiro lugar, como a cidade mais violenta, aparece no ranking São Gonçalo. Foram 323 tiroteios e, pelo menos, uma vítima fatal a cada três pessoas baleadas. O levantamento é do aplicativo Fogo Cruzado, vinculado à Anistia Internacional.
PUB
Em segundo lugar, está Duque de Caxias, na Baixada Fluminense: 228 trocas de tiros e 81 mortos. Em seguida, vem o Complexo do Alemão, na Zona Norte. Contabilizados, 225 registros e 38 pessoas mortas. Duas posições depois, surge, também na Baixada, o município de Nova Iguaçu. São 179 notificações, com um agravante: 129 mortos.
+ 'Medo de morrer', diz aluna em áudio para diretora de escola no Rio
Principal ponto turístico também apontou na pesquisa. Copacabana teve 150 tiroteios, no entanto, aconteceram, a maioria deles, nas favelas do bairro. Boa parte dos locais onde foram registraram os maiores índices de violência possuem a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). "É urgente rever a política de segurança no Estado", defendeu Pesquisadora e gestora de dados do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira, em entrevista ao UOL.