© iStock
A higiene é a principal arma contra a rinite alérgica, doença que atinge 30% dos brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). O tratamento pode combinar remédios e vacinas, além da adoção de medidas preventivas. Com as vacinas, a pessoa é exposta ao que lhe causa sensibilidade, até o sistema imunológico se habituar. Elas podem ser em forma de injeção ou gotas sublinguais. Mas atenção: são contraindicadas para crianças com menos de 5 anos.
PUB
A doença nada mais é do que uma resposta ao alérgeno (substância que provoca alergia) – como, por exemplo, o ar frio, o pólen e, o mais comum, as fezes dos ácaros encontrados na poeira. Ao respirá-la, os alérgicos acabam sofrendo uma crise respiratória. É bom lembrar que os ácaros vivem nas camadas profundas dos tecidos – nunca em superfícies lisas, como paredes.
+ 5 dicas para melhorar a saúde em apenas 1 minuto, segundo a ciência
Por essa razão é que colchões, travesseiros e móveis estofados devem ser sempre higienizados. Aliás, manter o ambiente limpo é essencial, pois, do contrário, a rinite pode se agravar e causar outros problemas, como crise de asma, sinusite e otite (inflamação do ouvido).
Apesar de os sintomas serem claros, é necessário procurar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso. O descongestionante nasal, quando usado de forma indevida, pode gerar renite medicamentosa, por isso não é recomendado que seja usado por muito tempo. O indivíduo deve sempre buscar orientação médica.Para ajudar o consumidor a lidar com a rinite alérgica e evitar crises, a Proteste, Associação dos Consumidores, separou algumas dicas valiosas:
No dormitório de criança
– Evite o acúmulo de brinquedos e prefira os que não sejam de pelúcia
– Mantenha o ambiente bem ventilado e arejado
– Prefira pisos de fácil limpeza
– Cubra colchões e travesseiros com capas antiácaros, lavando-as uma vez ao mês
– Troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana
– Evite almofadas no chão
Na Sala
– Evite mantas e animais de estimação sobre o sofá
– Instale persianas no lugar de cortinas com tecido
– Elimine tapetes ou carpetes e o cigarro
– Use móveis de desenhos simples, para facilitar a limpeza
– Prefira estofados de vinil ou de couro
– Evite almofadas, enfeites e objetos que acumulam poeira
– Limpe diariamente o piso com aspirador de pó e os móveis com um pano úmido, para não levantar poeira. Não use produtos com odores fortes, nem à base de amoníaco
– Limpe uma vez ao mês o filtro do ar condicionado, para não acumular poeira e ácaros
Na Área
– Se possível, mantenha os animais domésticos na área externa
No Banheiro
– Controle as fontes de infiltração, verificando regularmente se há manchas nas paredes