Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde

Especialista explica qual o momento certo de recorrer a consulta médica

© iStock

Lifestyle SAÚDE INFANTIL 21/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Dor nas costas, formigamento, barriga acentuada e até mesmo dor de cabeça são alguns dos sintomas causados pela má postura, que a cada dia mais afeta além dos adultos, também as crianças. De acordo com um estudo realizado pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), a cadeira e mochila escolares são as principais vilãs no processo de desenvolvimento da má postura em crianças de 8 a 11 anos.

PUB

A pesquisa avaliou 330 crianças dessa faixa etária e concluiu que as medidas das cadeiras são inadequadas e causam a má postura dos pequenos. Além disso, em relação as mochilas, o peso transportado pelos alunos é extremamente alto e, por isso, também contribui para a alterações posturais e possível desenvolvimento de deformidades estruturais da coluna vertebral.

+ Entenda a importância da boa saúde da mãe para o aleitamento

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, é necessário que os adultos que convivem com a criança prestem atenção na sua postura desde o momento em que ela começa a andar. “Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira leve”, completa o médico.

O ortopedista ainda explica que algumas atividades físicas e esportes podem comprometer a saúde postural das crianças, como exercícios com muito peso, que podem gerar dor por excesso de força ou exercícios com um grande número de repetições. Por isso, a importância em observar e acompanhar a vida da criança, já que a longo prazo a má postura pode evoluir para algumas doenças, como: perda ou aumento das curvas naturais da coluna vertebral.

“Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois frequentemente o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado, sendo feito apenas quando as alterações já estão severas ”, finaliza Luiz Cláudio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 19 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 24 mins

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 20 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Kate Cassidy Há 5 mins

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

lifestyle Aquecimento global Há 22 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 22 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 21 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 23 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Não monogamia Há 23 Horas

As experiências dos famosos em relacionamentos abertos