Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde

Especialista explica qual o momento certo de recorrer a consulta médica

© iStock

Lifestyle SAÚDE INFANTIL 21/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Dor nas costas, formigamento, barriga acentuada e até mesmo dor de cabeça são alguns dos sintomas causados pela má postura, que a cada dia mais afeta além dos adultos, também as crianças. De acordo com um estudo realizado pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), a cadeira e mochila escolares são as principais vilãs no processo de desenvolvimento da má postura em crianças de 8 a 11 anos.

PUB

A pesquisa avaliou 330 crianças dessa faixa etária e concluiu que as medidas das cadeiras são inadequadas e causam a má postura dos pequenos. Além disso, em relação as mochilas, o peso transportado pelos alunos é extremamente alto e, por isso, também contribui para a alterações posturais e possível desenvolvimento de deformidades estruturais da coluna vertebral.

+ Entenda a importância da boa saúde da mãe para o aleitamento

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, é necessário que os adultos que convivem com a criança prestem atenção na sua postura desde o momento em que ela começa a andar. “Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira leve”, completa o médico.

O ortopedista ainda explica que algumas atividades físicas e esportes podem comprometer a saúde postural das crianças, como exercícios com muito peso, que podem gerar dor por excesso de força ou exercícios com um grande número de repetições. Por isso, a importância em observar e acompanhar a vida da criança, já que a longo prazo a má postura pode evoluir para algumas doenças, como: perda ou aumento das curvas naturais da coluna vertebral.

“Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois frequentemente o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado, sendo feito apenas quando as alterações já estão severas ”, finaliza Luiz Cláudio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 6 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 6 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 7 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 11 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 12 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 13 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

fama Trabalho Há 23 Horas

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'

fama Luto Há 22 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

esporte Futebol Há 11 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas