© iStock
A mulher, durante a gravidez, passa por um turbilhão de mudanças no corpo. Os principais hormônios que sofrem alterações são: HCG (gonadotrofina coriônica humana), progesterona e serotonina. Após o parto, devido à queda brusca de progesterona nesse período, é comum o surgimento da depressão pós-parto, mas principalmente nas pacientes que já tem predisposição à doença.
PUB
Segundo o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, essas alterações hormonais variam a cada trimestre, e os seus efeitos são percebidos no corpo e na mente. Problemas na pele, unhas, inchaços, celulites, além de distúrbios de humor e até esquecimentos, todos são causados pelas alterações dos hormônios.
+ 6 mitos e verdades sobre a fertilização in vitro
Para aliviar os sintomas, o médico recomenda uma série de dicas, “com uma suplementação adequada, além da prática de exercícios físicos e de atividades física como meditação, ioga e pilates, por exemplo, as gestantes podem aliviar os efeitos dos hormônios”, sugere Mantelli.
“A melhor forma de auxiliar no processo de mudança constante na gravidez é compreensão da família. As pessoas devem entender que essas alterações de humor são naturais e devem dar apoio emocional à gestante, antes, durante e até depois do parto”, alerta o ginecologista.