© Adriano Machado / Reuters
Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes na Operação Zelotes.
PUB
O ministro Ricardo Lewandowski é o relator do processo na Corte e caberá a ele notificar o acusado para apresentar resposta à denúncia, além de levar o inquérito para julgamento na segunda Turma do STF.
Além de Lewandowski, os ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Dias Toffoli integram o grupo e decidirão se Jucá vai virar ou não réu.
A Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal, em março de 2015, para investigar um esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), órgão colegiado do Ministério da Fazenda, responsável por julgar os recursos administrativos de autuações contra empresas e pessoas físicas por sonegação fiscal e previdenciária.
+ Nomes de Huck e Bernardinho ganham força no DEM para 2018
+ Sob vaias e ameaça de 'tomatada', Mendes defende semiparlamentarismo
Investigam-se ao menos 70 empresas, destacando-se alguns dos maiores grupos empresariais do Brasil. Não há detalhes sobre o caso porque ele corre em segredo de justiça.