© Getty Images
O campeão meio-pesado do UFC, Jon Jones, caiu em teste antidoping realizado no dia anterior à luta contra Daniel Cormier, em 29 de julho, e deve perder o cinturão. A informação é do site TMZ Sports, segundo o qual o lutador teria feito uso do esteroide turinabol, responsável por acelerar o processo de ganho de massa muscular.
PUB
Leia também: Messi posta foto com Neymar e Suárez e anuncia ‘retorno’ do brasileiro
O presidente do UFC, Dana White, disse à ESPN que Jones ainda permanece como campeão. Confira a nota oficial do UFC sobre o caso:
"O UFC foi notificado nesta terça-feira que a USADA (Agência Americana Antidoping) informou Jon Jones sobre uma possível violação da política antidopagem derivada de uma amostra coletada após a sua pesagem em 28 de julho de 2017.
A USADA, administradora independente da Política antidopagem do UFC, será responsável pela gestão dos resultados e a adjudicação apropriada deste caso envolvendo Jones, em conexão com a Política Antidopagem do UFC e a futura participação do UFC. De acordo com a Política Antidopagem do UFC, existe um processo legal completo e justo que é concedido a todos os atletas antes de serem impostas quaisquer sanções. A Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC) também mantém a jurisdição sobre este assunto, uma vez que a coleta de amostras foi realizada no dia anterior da luta de Jones no UFC 214, em Anaheim. O Estado da Califórnia e a USADA trabalharão para garantir que o CSAC tenha as informações necessárias para determinar o julgamento adequado da possível violação da política antidoping de Jones.Informações adicionais serão fornecidas no momento apropriado à medida em que o processo avançar."
A equipe de Jon Jones enviou o comunicado abaixo ao site MMA Fighting:
"Nós estamos todos completamente sem palavras agora. Jon, seus treinadores, seus nutricionistas e seu camp inteiro trabalharam incansavelmente e meticulosamente nos últimos 12 meses para evitar esta exata situação. Estamos recebendo as amostras testadas de novo para determinar a validade ou fonte de contaminação. Jon está arrasado com esta notícia e estamos fazendo tudo que podemos como um time para apoiá-lo."
Daniel Cormier também enviou nota ao MMA Fighting
"É difícil encontrar palavras para descrever como me sinto agora. Estou desapontado por ouvir a notícia. Nós, como atletas, temos direito ao processo devido e vou me abster de dizer muito mais até eu saber exatamente o que aconteceu. Na minha cabeça, no dia 29 de julho, eu competi e perdi. Achei que Jon Jones foi o melhor homem naquele dia. Não sei o que pensar mais. Não posso acreditar que nós vamos passar por tudo isso de novo. Vamos ver o que acontece. Obrigado a todos os meus fãs que me apoiaram durante este tempo obscuro. Amo muito todos vocês."