Rasguei uma lona para respirar, diz sobrevivente de naufrágio na Bahia

Confira o relato de Matheus Ramos, de 23 anos

© Graer/ Divulgação

Brasil Últimas Notícias do Brasil 24/08/17 POR Folhapress

Um dos sobreviventes do naufrágio de uma lancha com 124 pessoas a bordo na Grande Salvador relata ter sido coberto pela embarcação no momento do acidente, que ocorreu sob chuva forte.

PUB

Matheus Ramos, 23, conta que estava sentado próximo a uma das laterais e que a lancha virou por cima dele. "Fui atingido no ombro esquerdo. Quando emergi, dei de cara com uma lona e tive que rasgá-la para poder respirar."

O pai do rapaz, o teólogo Marival Ramos, 51, havia pego uma lancha diferente, apenas meia hora antes do embarque do filho. Ao saber do acidente, correu para o terminal marítimo. "É um alívio muito grande vê-lo bem."

O acidente aconteceu por volta das 6h30, após a lancha deixar a praia de Mar Grande, no município de Vera Cruz.O naufrágio deixou ao menos 18 mortos até manhã desta quinta. A Prefeitura de Vera Cruz chegou a confirmar mais dois corpos à noite, mas voltou atrás. Mais de 90 pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas a unidades de saúde da região. As buscas serão retomadas na sexta (25).

O técnico em informática Edvaldo Conceição, 31, embarcou na lancha que naufragou porque se atrasou. Ele ajudou a resgatar outras pessoas que se afogavam. "Algumas pessoas ainda ajudaram a resgatar, a colocar nos botes, mas infelizmente nem todos sobreviveram."

O sonoplasta Edvaldo Santos, 51, morador da ilha de Itaparica que faz o trajeto diariamente para trabalhar em Salvador, conta que ventava forte e que grandes ondas começaram a se chocar contra a lancha. "Uma primeira [onda] atingiu a embarcação, que ficou de lado e fez todos correrem pro lado oposto. Em seguida, uma segunda onda fez a embarcação virar", conta ele. "Muita gente caiu no mar." Para Edvaldo, a impressão é de que a lancha estava muito lotada.Ele também reclamou da demora no resgate. "Levaram duas horas para resgatar as pessoas. Absurdo, pois a lancha estava próxima do atracadouro."

Eduardo Aguadê, 65, outro sobrevivente, conta que a chuva e os fortes ventos fizeram entrar água na embarcação. A lancha virou, e os passageiros caíram na água. A maioria conseguiu subir em botes, que também caíram na água. Ele ajudou um idoso que se segurava numa mochila, que também reclamou da demora do resgate -os dois ficaram cerca de duas horas à deriva.

Morenita Santana, 34, também moradora da ilha, disse que não havia segurança na lancha. "Nenhuma. Quando a gente percebeu, a embarcação já tinha virado por cima da gente", diz a faxineira, que viaja para a capital todas as quintas para trabalhar. Ela diz não ter tido tempo suficiente para colocar o colete salva-vidas.

+ PA: Dono de barco naufragado diz que não havia controle de passageiros

NO PARÁ

O naufrágio na Bahia ocorre quase dois dias após uma outra embarcação afundar no Pará com dezenas de passageiros a bordo. Ao menos 21 morreram.

Segundo os bombeiros, 49 pessoas estavam na embarcação. Outras 23 pessoas foram resgatadas com vida e cinco ainda continuam desaparecidas. Apenas na manhã desta quinta, 11 corpos foram localizados boiando no rio Xingu a cerca de quatro quilômetros do local onde o navio afundou. Eles foram levados ao ginásio municipal de Porto de Moz, onde passarão por perícia e serão identificados pelos familiares.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que faz a medição oficial das condições climáticas do país, detectou uma concentração de nuvens do tipo cúmulo-nimbo, conhecidas por formar tempestades, na região de Porto de Moz na noite de terça, quando o acidente foi registrado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 3 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento Há 23 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 20 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 22 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Lgtbq+ Há 19 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 17 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 21 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour