Recurso sobre condenação de Lula chega à 2ª instância em tempo recorde

Desde a sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, foram 42 dias até o processo chegar ao TRF-4, no último dia 23; média geral é de quase o dobro disso

© Paulo Whitaker / Reuters

Política A jato 25/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Enquanto Lula faz caravana pelo Nordeste, no que diz ser "um reencontro com o povo brasileiro", o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, dá início à tramitação do recurso sobre a condenação do ex-presidente.

PUB

Desde a sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, foram 42 dias até o processo chegar na segunda instância, no último dia 23. Tempo recorde se comparado às 31 apelações da Lava Jato, com origem em Curitiba, que estão ou estiveram no tribunal. A média geral é de quase o dobro disso, de cerca de 96 dias.

Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso que envolve o tríplex no Guarujá (SP), mas só pode ser preso após o trânsito em julgado da sentença.

Em caso de condenação também na segunda instância, o petista perde a chance de disputar as eleições presidenciais de 2018.

A agilidade no trâmite do processo acende um sinal amarelo em alguns especialistas. "Caso seja proposital, é bastante preocupante e mostra o voluntarismo da Justiça em protagonizar outros papéis que não o de meramente julgar um caso. Querer interferir de outras formas na vida política e social do país é algo deletério", diz Fábio Tofic Simantob, presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e advogado de outros investigados da Lava Jato, durante entrevista à Folha de S. Paulo.

+ Delação: dinheiro de propina para PSDB era escondido em parede falsa

Quando da condenação, vale lembrar que o presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, afirmou que a apelação de Lula seria julgada em até um ano, e que a proximidade das eleições presidenciais poderia influenciar o trâmite da ação.

Outros advogados, porém, afirmaram que há uma série de fatores que interferem na tramitação – muitos externos à vontade de juiz ou partes. "Não existe regra processual que determine o prazo de encaminhamento", afirma Carlos Eduardo Scheid, doutor em Direito.

Fatores como a complexidade do caso, o número de embargos apresentados pela defesa e o tempo necessário para a análise pelo juiz interferem, segundo ele. "Estatística, em direito, não significa nada", comenta Marlus Arns de Oliveira, que tem clientes na Lava Jato.

Segundo ele, a média de julgamento de uma apelação no TRF-4 é de um ano após a sentença, independentemente do tempo que leva até chegar ao tribunal. Na Lava Jato, em média, esse prazo é de um ano e quatro meses.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liziane Gutierrez Há 16 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 14 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 15 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

fama Cristiano Ronaldo Há 9 Horas

Cristiano Ronaldo posa de sunga e detalhe chama atenção nas redes

mundo França Há 7 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

politica Bolsonaro Há 13 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

esporte Brasil Há 14 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

tech Espaço Há 15 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama Ana Paula Minerato Há 15 Horas

Ana Paula Minerato se desculpa por falas racistas e culpa o ex-namorado

fama Harry e Meghan Markle Há 5 Horas

Harry e Meghan seguem 'caminhos separados' após Dia de Ação de Graças