© Reuters TV
Uma nova avalanche de lama atingiu uma cidade montanhosa a leste da Suíça nesta sesta-feira (25). Oito pessoas estão desaparecidas desde que um outro deslizamento de terra despejou pedras, detritos e lama sobre o vilarejo na última quarta-feira (23).
PUB
Como lembra a agência de notícias "Reuters", na última avalanche, um rio de lama se derramou sobre Bondo, no cantão dos Grisões, perto da fronteira com a Itália.
+ Fazendeiros brancos são condenados por trancarem homem negro em caixão
Os oito desaparecidos são alpinistas da Suíça, Áustria e Alemanha. Eles ainda estavam sendo procurados por equipes de resgate quando houve o segundo deslizamento. Segundo as autoridades locais, alguns moradores da região tinham acabado de receber permissão para voltar para casa depois do primeiro incidente e tiveram que ser retirados novamente.
Ninguém se feriu no segundo evento, mas os detritos esmagaram equipamentos que estavam sendo usados para retirar destroços da avalanche de quarta.
O derretimento do subsolo congelado, causado pela alta das temperaturas, é um dos possíveis fatores que causaram o deslizamento, explicou Marcia Phillips, líder do grupo de neve e "permafrost" do Instituto Federal Suíço de Pesquisa de Floresta, Gelo e Paisagem.