9 alimentos que fazem da dieta japonesa um exemplo de saúde
A ONU que elegeu o Japão como exemplo global de alimentação saudável
Nirá -
Chamada também de cebolinha japonesa, é rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, zinco e fósforo. São vários os benefícios, como fortalecimento das defesas do corpo, desintoxicante do organismo e antigripal.
© iStock
Wasabi -
Conhecida também como raiz-forte japonesa, tem um componente aromático com atividades anticancerígenas, além de compostos com ação antibacteriana,antifúngica, anti-inflamatória e antiplaquetária.
© iStock
Bardana -
Raiz muito presente em sopas, cozidos e refogados tem potencial antioxidante e substâncias que ajudam na prevenção e melhora de doenças oxidativas, com efeito cardioprotetor e hepatoproterota, além de ação anti-inflamatória.
© iStock
Inhame -
é um tubérculo rico em substâncias com efeito antioxidante e anti-hipertensivo.
© iStock
Shitake e Shimeji –
São ricos em manganês e selênio, dois minerais que exibem atividade antioxidante, contribuindo para a saúde dos vasos sanguíneos e o funcionamento dos hormônios da tireoide.
© iStock
Feijão azuki e mung -
Fonte de proteína, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, zinco e cálcio. O alto teor de fibras e a quantidade moderada de calorias garantem saciedade, que evita que se coma mais do que o necessário.
© iStock
Algas -
Ricas em minerais, como cálcio, ferro e iodo, também são fonte de fibras, cálcio e vitaminas A, C, E e B12. Ajuda a evitar osteoporose, colesterol ruim, o LDL, e a manter o bom funcionamento da tireoide.
© iStock
Gengibre –
Essa raiz é usada há milênios por diversos povos devido a suas propriedades. Uma delas é gingerol (composto polifenólico) conhecido como potente antioxidante, com efeito analgésico, antitosse, facilitação de função intestinal e redução de pressão arterial.
© DR
Soja –
Tem alto valor de gordura poli-insaturada, vitaminas, minerais, fibras e baixo teor de gordura saturada. Além de proteínas, possui compostos chamados isoflavonas, que são antioxidantes com ação de fitoestrogeno, agindo como hormônio no metabolismo.
© PixaBay
Lifestyle
Dieta
03/09/17
POR Notícias Ao Minuto
Com baixo índice de obesidade e aumento da longevidade entre a população, o Japão virou modelo global de dieta saudável, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU). A rede de supermercados Hirota apoia a iniciativa e promove o estilo de vida japonês, em ações para desmistificar o preparo das receitas, divulgar os benefícios dos alimentos, além de oferecer um mix de produtos com mais de mil itens.
“A cultura alimentar dos japoneses valoriza o equilíbrio nutricional, com vegetais (ricos em fibras e antioxidantes), arroz (excelente fonte de carboidratos), peixes e soja (grande fonte de proteína), além da variação na forma de preparo (cozidos, ensopados, refogados, fritos, no vapor e cru) . Tudo isso contribui para uma dieta equilibrada e saudável”, afirma Adriana Miyuki, nutricionista da rede de supermercados.
+ 5 receitas fáceis e nutritivas de papinha para os bebês
Para quem busca praticidade, as opções são os alimentos frescos, saudáveis e prontos para consumir. Além de sushis, sashimis e temakis, a linha Hirota Food oferece pratos com peixe, frango e carne, com acompanhamentos e massas. Outra linha exclusiva é a de Obentôs – marmitas japonesas com uma refeição completa e balanceada – e a Yurban Food, de lifestyle e comida saudável.
Confira os benefícios de alguns alimentos da dieta oriental, na galeria acima.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA