No lugar de Temer, Rodrigo Maia se encontrará com prefeitos

Deputado, que assume o Planalto até 6 de setembro, deve participar de evento com parlamentares e prefeitos para oficializar a chamada "bancada da Frente Nacional de Prefeitos".

© REUTERS / Adriano Machado

Política interino 29/08/17 POR Folhapress

Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai aproveitar o exercício da Presidência da República para apostar em uma agenda nacional. Nesta quarta-feira (30), o deputado, que assume o Planalto até 6 de setembro, durante viagem de Michel Temer à China, deve participar de um evento com parlamentares e prefeitos para oficializar a chamada "bancada da Frente Nacional de Prefeitos".

PUB

Leia também: Joesley Batista 'visita' procurador acompanhado de advogado de Cunha

No modelo proposto no início do ano pelo próprio Maia, cada prefeito de capital e cidade média indica um parlamentar para cuidar da pauta de interesses dos municípios no Congresso. No encontro, em Brasília, os cerca de 70 deputados serão apresentados ao presidente da Câmara como integrantes da bancada e uma lista de reivindicações nas áreas de finanças, mobilidade urbana e saúde será entregue a ele.

Entre as prioridades dos prefeitos está a partilha e destinação da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre combustíveis e a alteração da lei dos planos de saúde, permitindo que Estados e municípios sejam diretamente ressarcidos quando o atendimento na rede pública se der em estabelecimentos a eles vinculados.

A pauta interessa ao projeto político de Maia que, desde a crise que assolou o governo, tenta se descolar da imagem impopular de Temer e criar uma agenda exclusiva da Câmara, para além da pauta econômica patrocinada pelo Palácio do Planalto.

Segundo o presidente da Câmara, as medidas econômicas não serão abandonadas, mas dividirão espaço com projetos que estejam mais conectados com a sociedade, como a questão dos planos de saúde, além de adoção, segurança pública e até projetos em defesa dos animais.

COSTURA POLÍTICA

Maia pretende fazer ecoar diante dos prefeitos um discurso nacional, como tem feito nos últimos meses e desde que a Câmara barrou a primeira denúncia contra Temer. Em reunião no início do ano com a FNP, Maia havia pedido que as prefeituras designassem parlamentares para cuidar dos interesses dos municípios no Congresso. Entre as indicações que serão oficializadas nesta quarta estão Renata Abreu (Podemos-SP), o prefeito de São Paulo, João

Doria (PSDB), Rosângela Gomes (PRB-RJ), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), Paulo Azi (DEM-BA) e José Carlos Aleluia (DEM-BA), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), Luiz Lauro (PSB-SP) e o indicado pelo prefeito de Campinas e presidente da FNP, Jonas Donizette (PSB).

Donizette, inclusive, tem se aproximado de Maia, que tenta ampliar a bancada de seu partido, o DEM, principalmente com dissidentes do PSB.

As conversas acontecem há meses e têm sofrido alguns reveses, visto que integrantes do PSB exigem mudanças no comando do DEM para fazer a migração.

Maia insiste nas articulações com o objetivo de tentar conquistar o eleitor de centro-direita diante da divisão e falta de liderança única do PSDB, além de formar uma base parlamentar mais ampla, que dê capilaridade para um possível candidato do DEM à Presidência da República em 2018. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 7 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina