Mercedes-Benz anuncia recall de veículos no Brasil; veja modelos

Empresa comunicou o recall dos modelos Classes GL, GLS e GLE

© Pixabay

Economia automóveis 30/08/17 POR Notícias Ao Minuto

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda convocou, nesta quarta-feira (30), os proprietários dos modelos Classes GL, GLS e GLE, fabricados de abril de 2014 a dezembro de 2016, chassis abaixo identificados, a agendarem com uma autorizada a realização da substituição do conector e suas vedações e a inspeção da caixa de direção; o início do atendimento está previsto a partir de 8 de setembro.

PUB

Chassis envolvidos (não sequenciais)

Classes GL e GLS – chassis WDCDF2EW4GA654359 a WDCDF2EW7GA751880

Classe GLE – chassis WDCED7EW7GA015934 a WDCDA2EW8GA773885

No comunicado, a empresa informa que constatou a possibilidade de o conector da caixa de direção elétrica não estar devidamente vedado à entrada de água e umidade em seus contatos, o que pode afetar a transmissão do sinal na unidade de controle e, assim, desativar a assistência elétrica da direção. Tal problema aumenta o risco de acidentes e danos físicos aos usuários e terceiros. Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos. A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil São Paulo Há 22 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 27 mins

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 23 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

justica Distrito Federal Há 23 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina

fama CAMILA-PITANGA Há 20 Horas

Tive muitos encontros capazes de ampliar a minha sexualidade, diz Camila Pitanga

politica G20 Há 23 Horas

Biden visita Amazônia e anuncia recursos para projetos

brasil jogo do aviãozinho Há 18 Horas

Jovem que perdeu 500 mil em apostas revela abstinência: 'tremedeira'

mundo Caso Pelicot Há 22 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe