Universidade do governo terá aulas de marxismo

O governo federal vai fundar, no primeiro trimestre de 2014, a Universidade do Trabalhador, plataforma de ensino à distância que oferecerá cursos de qualificação profissional tendo como principal meta a "politização" dos trabalhadores. As aulas incluem "marxismo, socialismo e capitalismo", antecipou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

© Agência Brasil

Política Manoel Dias 21/12/13 POR Agencia Estado

Para o representante do PDT no Ministério de Dilma Rousseff, os trabalhadores de hoje precisam de uma maior compreensão política. "Estamos vivendo um período de despolitização geral no Brasil, em todas as áreas. Os trabalhadores são peça fundamental na discussão política. Eles são os agentes que constroem com seu esforço, com seu trabalho...", explica.

PUB

A Universidade do Trabalhador vai usar a expertise do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, projeto sob a tutela, desde 2004, da Casa Civil, com cerca de 100 mil matrículas. A ideia, porém, é aumentar exponencialmente o atendimento na nova plataforma online de ensino, que terá capacidade técnica de atender simultaneamente até 250 mil pessoas e cerca de 1 milhão de trabalhadores por dia.

"Vai ser um negócio grandioso", garante o ministro. Discute-se, até mesmo, uma internacionalização do programa, que poderia ser acessado em países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Venezuela.

O primeiro convênio foi firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde o catarinense Manoel Dias concluiu o curso de Direito. Segundo o professor João Arthur de Souza, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, a universidade vai receber R$ 2,5 milhões pelo contrato de dois anos, dinheiro que será usado para pagar bolsas a estudantes e contratar técnicos para o projeto. A equipe responsável pela definição dos novos cursos tem 30 a 40 alunos bolsistas e profissionais de várias áreas, como Psicologia, Pedagogia, Estatística, Computação, Letras, Economia, Sociologia e Administração.

Cursos sem partido.O professor da UFSC disse que os cursos serão "apartidários", embora admita que abordarão o contexto no qual estão inseridas as tecnologias. "O trabalhador precisa entender o impacto do que ele está fazendo na sociedade." A próxima da fila será a Universidade de Brasília (UnB), que fechará convênio com o governo ainda em 2013. Mais três instituições virão em 2014.

Na visão do ministro do Trabalho, a Pasta deve passar a desempenhar, em 2014, o papel de "intermediadora" na relação entre os trabalhadores e as empresas. "Hoje o mundo mudou, há de ter mais negociação. Isso ajuda no crescimento, na geração de empregos. O trabalhador bem tratado produz mais, trabalha com mais prazer."

De acordo com o especialista José Pastore, professor de Relações do Trabalho da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), a qualificação profissional é, de fato, uma questão crucial, mas ter como foco "politizar" os trabalhadores é uma medida "defasada", que não resolve o problema da baixa produtividade do mercado de trabalho brasileiro.

"Uma economia globalizada exige competência, eficiência e produtividade. Muito mais conhecimento das tecnologias e do sistema de produção do que propriamente de ciência política." Para o professor, o foco deve estar na qualidade da educação básica. Ele conta que conhece um recrutador que faz testes de ditado com candidatos a vagas para profissionais com curso superior completo porque sempre tem os que são reprovados nessa fase.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS-APOSENTADORIA Há 22 Horas

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

mundo Viral Há 16 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama Cássia Kis Há 22 Horas

Cássia Kis arma 'barraco' com jovens de biquíni em supermercado

tech Meta Há 19 Horas

Meta encerra checagem de fatos e foca em liberdade de expressão nas redes

fama Redes Sociais Há 22 Horas

Maíra Cardi fala sobre polêmica com foto de feto

mundo Tibete 07/01/25

Número de vítimas do terremoto de 6.8 no Tibete sobe para 95 mortos

fama MÁRCIA-DANTAS Há 19 Horas

Demitida do SBT, Márcia Dantas chora de tristeza

mundo Avião Há 18 Horas

Duas pessoas são encontradas mortas no trem de pouso de avião na Flórida

fama Saúde Há 16 Horas

Preta Gil continua na batalha contra o câncer: "Um dia de cada vez"

fama Atriz 07/01/25

Vivi 95 anos para ver isso, diz Fernanda Montenegro sobre prêmio de Fernanda Torres