Coreia do Norte prepara novo lançamento de míssil, diz Seul

Diante da possibilidade de novos lançamentos, a Coreia do Sul afirmou que conversa com os Estados Unidos sobre estratégias de combate

© Reuters / KCNA

Mundo Últimas Notícias do Mundo 04/09/17 POR Folhapress

Após o sexto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte no domingo (3), a Coreia do Sul afirmou nesta segunda (4) ter detectado indícios de que Pyongyang prepara um novo lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM).

PUB

Indícios de que a Coreia do Norte "prepara um novo disparo de míssil balístico foram detectados constantemente desde o teste de domingo", afirmou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, que não disse o momento em que o disparo poderia acontecer.

O ministro sul-coreano da Defesa, Song Young-Moo, disse também que seu país acredita que a Coreia do Norte miniaturizou com sucesso uma arma nuclear para que seja instalada em uma ogiva.

Diante da possibilidade de novos lançamentos norte-coreanos, a Coreia do Sul afirmou que conversa com os Estados Unidos sobre mobilizar novos porta-aviões e bombardeiros estratégicos na península coreana.

+ Coreia do Norte está implorando por guerra, diz embaixadora dos EUA

O anúncio foi feito horas depois da Coreia do Sul realizar novo exercício com mísseis balísticos, em resposta ao teste nuclear norte-coreano. No treinamento, foram utilizados "mísseis balísticos sul-coreanos do tipo Hyunmoo e caças F-15K".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também pediu para ser informado sobre todas as opções militares disponíveis, de acordo com seu secretário de Defesa.

O Conselho de Segurança da ONU deve se encontrar nesta segunda (4) para discutir novas sanções contra Pyongyang. No domingo (3), o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, afirmou que o teste nuclear é "profundamente desestabilizador".

POTÊNCIA

De acordo com a Coreia do Norte, o sexto teste do país usou uma bomba de hidrogênio e foi o teste nuclear mais potente de Pyongyang. O regime comunista anunciou que a bomba é suficientemente pequena para ser montada em um míssil intercontinental.

Seul afirmou que a potência do teste nuclear norte-coreano foi estimada em 50 quilotons, cinco vezes mais que o último teste nuclear realizado por Pyongyang em setembro do ano passado e três vezes mais que a bomba americana que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

Em julho, a Coreia do Norte testou, duas vezes e com sucesso, um míssil balístico intercontinental (ICBM), o que deixaria o território americano ao alcance de um ataque norte-coreano.

RADIAÇÃO

Também nesta segunda (4), Japão e China não detectaram em seu meio ambiente substâncias radioativas procedentes do teste nuclear norte-coreano.

No domingo (3), os temores de disseminação de substâncias radioativas aumentaram após um segundo tremor registrado após o primeiro, correspondente à explosão, o que foi interpretado como a consequência de um "afundamento" de terra. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA