'É melhor colocar o Brasil nas Casas Bahia', diz Lula sobre Renca

Ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nesta segunda-feira (4), e o dedicou a Fernando Haddad, apontado como um possível substituto do ex-presidente, caso não possa disputar as próximas eleições

© Ricardo Stuckert / Divulgação

Política Caravana 04/09/17 POR Notícias Ao Minuto

A um dia de encerrar sua caravana pelo Nordeste brasileiro, depois de passar por 28 municípios e nove Estados, durante 20 dias, o ex-presidente Lula chegou à cidade de Teresina (PI), onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

PUB

Durante o seu discurso, nesta segunda-feira (4), ele voltou a criticar o presidente Michel Temer sobre a extinção a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na Amazônia. "Agora querem vender a Amazônia, querem entregar a nossa água doce, ou seja, se é pra gente ter governo para fazer o que estão fazendo agora, é melhor a gente colocar o Brasil nas Casas Bahia", declarou o petista.

Assinado no último dia 22, por Michel Temer, o decreto gerou questionamento de ambientalistas, celebridades, da população e até da mídia internacional. 

A área de proteção foi criada em 1984, pelo governo de João Figueiredo, último presidente do período militar. Na ocasião, foi definida a proteção da área de 47 mil quilômetros quadrados (km²), incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá.

Desde então, pesquisa mineral e atividade econômica na área passaram a ser de responsabilidade da Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geológico Brasileiro) ou de empresas autorizadas pela companhia. Além do cobre, estudos geológicos apontam a ocorrência de ouro, manganês, ferro e outros minérios na área.

Com a repercussão negativa, o Planalto voltou atrás e decidiu revogar o decreto. A nova versão, no entanto, mantém a extinção, e apenas deixa claro que está fora da área a ser explorada as porções de terra que se sobreponham a unidades de conservação da floresta, terras indígenas e região de fronteiras. 

Homenagem a Haddad

A cerimônia na UFPI foi transmitida pelas redes sociais do PT, ao vivo. Na oportunidade, Lula também exaltou as conquistas das gestões petistas na educação e dedicou o título que recebera à dona Marisa, falecida em fevereiro deste ano, e ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, apontado como um possível substituto do ex-presidente, caso não possa disputar as próximas eleições.

Nesta terça-feira, Lula encerra sua viagem em São Luis, no Maranhão, onde será recebido pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liziane Gutierrez Há 14 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 14 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

fama Cristiano Ronaldo Há 7 Horas

Cristiano Ronaldo posa de sunga e detalhe chama atenção nas redes

politica Bolsonaro Há 12 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

mundo França Há 5 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

esporte Brasil Há 12 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

tech Espaço Há 13 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama Ana Paula Minerato Há 13 Horas

Ana Paula Minerato se desculpa por falas racistas e culpa o ex-namorado

fama NATTANZINHO-CANTOR Há 20 Horas

Nattanzinho confirma fim do namoro com Layla Samylle