Fraudes contra beneficiários do INSS crescem; saiba como se prevenir

Grande parte das vítimas nota a fraude quando recebe um valor diferente ou quando vê descontos de empréstimos não contratados no contracheque

© Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Economia segurança 04/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Golpes contra os segurados do INSS crescem e novas modalidades surgem a cada momento. De janeiro até julho deste ano, já foram registradas 732 denúncias relatando algum tipo de fraude. Em todo o ano de 2016, foram 948, segundo a Ouvidoria Geral da Previdência.

PUB

Como cita "O Dia", a maior parte das fraudes acontece por telefone. Alguém liga para a casa dos beneficiários e pede para falar com o "dono do benefício", que pode ser um servidor público, aposentado ou pensionista do INSS. De posse dos dados pessoais da vítima, como nome completo, órgão pagador, data de nascimento, CPF e endereço, o fraudador faz propostas tentadoras como dinheiro a juros baixos, ou avisa que há valores a receber, direito à revisão de benefício, atualização cadastral, entre outras formas de captar o interesse das pessoas. Feito isto, questiona os dados bancários ou o número do cartão de crédito da sua vítima, que acaba passando todas as informações solicitadas.

+ Petrobras sobe preço da gasolina pela 4ª vez seguida; alta chega a 11%

Grande parte das vítimas nota a fraude apenas quando recebe um valor diferente do que está acostumado ou quando vê descontos de empréstimos que não foram contratados no contracheque.

Como cita a publicação, o aumento da quantidade de golpes fez com que a Previdência colocasse um alerta em seu site. "As pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas de golpe. A Previdência não cobra para prestar serviço que é direito do cidadão", afirma o Secretário de Previdência, Marcelo Caetano.

O especialista orienta a jamais informar dados pessoas e bancários por telefone, não assinar papéis em branco e ficar atento às cobranças no extrato. Se notar alguma anormalidade, o beneficiários deve solicitar imediatamente em uma agência do INSS o formulário para consulta de consignados. "Se houver necessidade de questionar decisão sobre o benefício é possível procurar a Defensoria Pública da União, que tem atendimento gratuito, para avaliar se cabe recurso administrativo ou ação", explicou o defensor público Thales Arcoverde Treiger ao site.

Outra precaução é fazer registro de boletim de ocorrência na polícia em caso de perda ou roubo de documentos, além de comunicar o fato a órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa).

O INSS também orienta o beneficiário a formalizar uma denúncia ligando gratuitamente para a Central 135, por meio da internet ou das agências da Previdência Social.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 2 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

mundo Krish Arora Há 21 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 22 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

esporte FLAMENGO-GABIGOL Há 23 Horas

Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo

esporte Treta Há 21 Horas

Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: 'Esse é um fanfarrão'

fama Celebridades Há 22 Horas

Casais LGBTQ+ que você talvez não conheça ou já esqueceu

fama Liam Payne Há 16 Horas

Fotografia de Liam Payne antes de morrer gera revolta nas redes sociais

fama Kim Kardashian Há 22 Horas

Kim Kardashian mostra árvore de Natal gigante e minimalista; veja

justica Sete Lagoas Há 5 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

lifestyle Sono Há 22 Horas

Três mudanças simples que podem ajudá-lo a dormir muito melhor