Rússia ou Estados Unidos: qual país tem mísseis mais potentes?

Entre as armas russas foram avaliadas as capacidades do míssil Tsirkon, do míssil de cruzeiro X-32 e do míssil balístico intercontinental RS-28 Sarmat

© Reuters

Mundo comparação 06/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Analistas norte-americanos compararam os resultados do desenvolvimento das armas hipersônicas nos Estados Unidos e na Rússia, comunica o Rossiyskaya Gazeta - armas hipersônicas (mísseis) são aquelas que atingem velocidades superiores a Mach 5 (6 mil km/h).

PUB

De acordo com o The National Interest, tais armas poderão mudar o equilíbrio estratégico do mundo.

+ Furacão Irma: autoridades ordenam saída de turistas de Key West

Entre as armas russas foram avaliadas as capacidades do míssil Tsirkon, do míssil de cruzeiro X-32 e do míssil balístico intercontinental RS-28 Sarmat.

O Tsirkon acelerou durante os testes recentes a uma velocidade de Mach 8, o seu alcance operacional é pelo menos de 400 quilômetros. O míssil pode ser incorporado ao exército já em 2019-2020.

O X-32, desenvolvido especialmente para os novos bombardeiros estratégicos Tu-22M3M, já está na etapa final dos testes. O míssil pode voar a uma velocidade de 4 a 4,5 Mach, ultrapassando a maior parte da sua trajetória em uma altitude de 40 a 45 quilômetros, o que permite evitar os erros da eletrônica e o aquecimento.

Mas, de acordo com o The National Interest, o míssil hipersônico mais inovador da Rússia é o RS-28 Sarmat, que praticamente não é interceptável porque pode manobrar na atmosfera e voar segundo uma trajetória diferente da dos mísseis balísticos. Além disso, o míssil tem maior precisão do que os outros e pode utilizar ogivas não nucleares em distâncias intercontinentais.

Os EUA desenvolveram os seus mísseis hipersônicos no âmbito do programa Prompt Global Strike. Foram desenvolvidos dois produtos concorrentes – o Advanced Hypersonic Weapon (AHW) e o Hypersonic Technology Vehicle 2 (HTV-2). Só o AHV passou os testes com sucesso em 2011, mas o último lançamento em 2014 fracassou devido à formação de uma nuvem de plasma e subsequentes falhas dos sistemas eletrônicos.

Os EUA estão cooperando com a Austrália no âmbito do projeto HIFiRE, tendo já sido realizados vários lançamentos de mísseis hipersônicos. Em 2017 estes mísseis conseguiram alcançar a velocidade de Mach 7,5 (9 mil km/h).

O The National Interest também recorda o desenvolvimento dos mísseis X-43A e X-51 WaveRider, capazes de atingir uma velocidade de Mach 9,65 (11,5 mil km/h) e Mach 5,1 (6 mil km/h). O motor do primeiro míssil funcionou só durante 11 segundos, e do segundo – 6 minutos, o que permitiu ultrapassar uma distância de 426 quilômetros, mas, de acordo com o NI, o X-51 ainda não possuiu sistema de direção e ogiva.

Um outro projeto inovador norte-americano, de acordo com a edição, é o desenvolvimento do avião de reconhecimento SR-72, que deverá acelerar a uma velocidade de Mach 6. A nova aeronave deverá estar operacional nos anos 2030.

Comparando as capacidades da Rússia e dos EUA no domínio do desenvolvimento das armas hipersônicas, o The National Interest também menciona a China. No caso deste último país, só existe informação sobre o projeto DF-ZF, um veículo hipersônico de deslize (HGV, na sigla em inglês). Este míssil foi testado 7 vezes, mas os resultados não foram divulgados. Segundo vários rumores, o míssil conseguiu acelerar a uma velocidade entre Mach 5 (6 mil km/h) e Mach 10 (12 mil km/h). Com informações da Sputnik News.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA