Estudar sem estresse: dicas que vão facilitar a vida escolar

O estresse é um dos principais motivos para o mau desempenho escolar

© DR

Lifestyle Reta final 08/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Associado à vida adulta e às rotinas laborais cada vez mais complexas e apressadas, o estresse é uma condição que também afeta os estudantes, de forma especial durante o período escolar.

PUB

Com o avançar da matéria (que tende a ficar mais 'volumosa' e complicada) e com as mil e uma distrações que existem nos dias de hoje - e quase todas à distância de um clique -, a simples tarefa de prestar atenção ao estudo pode ser um verdadeiro desafio para os mais novos, que ficam estressados e ansiosos seja por não conseguirem concentrar-se, seja por desejarem um momento de descontração em frente ao computador ou celular.

+ Precisa de desculpa para beber café? Ele reduz risco de diabetes tipo 2

Encontrar o equilíbrio é a forma mais eficaz de melhorar o estudo das crianças e jovens, mas também de evitar estes momentos de tensão e estresse, que rapidamente se alastram para outras situações até se enraizarem na personalidade da criança, afetando o comportamento e bem-estar.

Como destaca o India Today, cabe aos pais promoverem uma boa qualidade de estudo aos filhos, criando a infraestrutura necessária para que o momento alie o conforto à concentração, mas também para que o gosto pela matéria seja uma realidade.

Estudar sem estresse é possível e são estas as dicas que vão facilitar a vida do seu filho. Tome nota:

1 - Traçar um objetivo realista para a criança, objetivo esse que pode ser relativo a uma nota (servindo de motivação para estudar) ou ao período diário de estudo, que deve ser ponderado tendo em conta a importância da criança e do jovem ter também algum tempo livre.

2 - Planejar o dia. Assim como as aulas estão agendadas, os períodos de estudo devem também ficar previamente programados, de forma que o estudante tenha um rotina de estudo certa e eficaz. A organização é fundamental para o sucesso.

3 - Fazer pausas ao longo do estudo, dando à criança alternativas de relaxamento nesses momentos.

4 - Traçar limites, seja no que diz respeito a horas de estudo ou a disciplinas a estudar em cada dia. O objetivo é que o momento de estudo seja diversificado mas, acima de tudo, consciente e adequado.

5 - Evitar a procrastinação. Se há um trabalho com data de entrega, então deve ser estipulada uma data de concretização, sendo que os pais devem incutir à criança e ao jovem a importância de não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje (dando, claro, o exemplo para isso).

6 - Ter uma boa rotina de sono, devendo a criança/jovem dormir pelo menos sete a oito horas por dia, especialmente nas vésperas dos testes ou exames.

7 - Banir os alimentos que alteram o organismo e fazem disparar o cortisol, como todos os que são processados, ricos em sódio, açúcar e gorduras trans e saturadas. Os alimentos de origem vegetal devem ser os protagonistas, sendo fundamental não saltar refeições. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 11 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 10 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 12 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

fama Vanessa Carvalho Há 11 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

lifestyle Smartphone Há 11 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 11 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 21 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes