Favorito, filme de Del Toro conquista Leão de Ouro em Veneza

A 74ª edição teve premiação eclética e bastante diversificada

© REUTERS/Alessandro Bianchi

Cultura cinema 09/09/17 POR Ansa

O filme "The Shape of Water", de Guillermo del Toro, foi o vencedor do prêmio Leão de Ouro da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza neste sábado (9). Favorito desde o início da competição, o longa narra uma fábula de amor entre uma empregada muda e um homem anfíbio da Amazônia e foi muito aplaudido durante a exibição em Veneza. Já o Leão de Prata de melhor direção foi para Xavier Legrand, pelo filme "Jusqu'a La Garde", anunciou o júri. O longa francês também conquistou o prêmio "Leão do Futuro". Além disso, o longa "Foxtrot", de Samuel Moz, uma co-produção entre Israel, Alemanha, França e Suíça, recebeu o Leão de Prata - Grande Prêmio do Júri da competição.   

PUB

O ator Kamel El Basha, de "The Insult", foi o vencedor do Coppa Volpi, que premia o melhor ator da 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza . Entre as mulheres, como já era esperado, a atriz Charlotte Rampling, ganhou a Coppa Volpi de melhor atuação feminina por sua atuação muito elogiada em "Hannah". Enquanto o filme "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", de Martin McDonagh, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, o longa "Sweet Country", do australiano Warwick Thornton, ganhou o prêmio especial do Júri.   

O ator Charlie Plummer recebeu o Prêmio 'Marcelo Mastroianni' por sua atuação em "Lean on Pete". A premiação é entregue todos os anos para jovens atores ou atrizes que se destacam em alguma produção.   

Horizontes:

Na mostra paralela Horizontes, que premia produções que "simbolizem novas tendências estéticas e expressivas" sem distinguir gênero ou duração, a produção ítalo-belga "Nico, 1988", de Susanna Nicchiarelli, foi o grande vencedor do dia.   

+ Jared Leto conta que ficou 'cego' para gravar 'Blade Runner 2049'

A produção conta a história da banda Velvet Underground e sua primeira vocalista, Nico, que foi afastada da banda. Já o iraniano "Bedoune Tarikh, Bedoune Emza" ("No Date, No Sign") recebeu dois prêmios na Mostra.

O diretor Vahid Jalivand recebeu o prêmio de melhor direção e Navid Mohammadzadeh conquistou a premiação de melhor atuação masculina.   

Entre as mulheres, a atriz Lyna Khoudri ganhou o prêmio de melhor atuação feminina por seu papel em "Les Bienheureux".   

O documentário "Caniba", de Verena Pavel, recebeu o Prêmio Especial do Júri. A obra faz uma reflexão sobre a questão do canibalismo entre humanos através da história de um japonês que tem um relacionamento macabro com o irmão.   

Já o filme "Gros Chagrin", de Céline Devaux, adaptação de um livro homônimo, foi eleito o melhor curta-metragem e o "Los Versos del Olvido", de Dominique Welinski e René Ballesteros, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 16 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 21 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 20 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 14 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 21 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 20 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)