© DR
É no banheiro que cuidamos da nossa intimidade, mas é também nesta divisão da casa que mais facilmente conseguimos danificar a própria saúde.
PUB
Alguns dos hábitos diários que temos - muitos deles realizados já de forma quase automática - podem ser os principais responsáveis pelo aparecimento de alguns problemas de saúde. É o que acontece, por exemplo, quando a mulher se limpa da trás para a frente.
Como explica o site Bustle, depois de defecar, jamais se deve fazer a limpeza íntima no sentido ânus-vagina, pois tal aumenta consideravelmente o risco de contaminação por vírus e bactérias, podendo desenvolver uma infecção do trato urinário, uma vaginose bacteriana ou uma infecção por E.coli, por exemplo.
As mulheres correm ainda um outro risco no banheiro associado à limpeza da vagina. Na prática, não usar um gel de limpeza vaginal adequado e usar muita água na hora de limpar esta parte íntima pode levar a um desregulamento do pH da vagina, que fica, assim, mais suscetível a infecções bacterianas e a odores indesejados. Também as 'bombas de banho' são um risco por interferirem com o pH natural da vagina.
Usar os produtos para pele e cabelo errados é também incorreto, não só por não respeitar o tipo de pele que se tem, mas também por aumentar o risco de possíveis irritações e até mesmo inflamações externas. Optar por shampoos e condicionadores que sejam isentos de sulfatos (como o Sodium Laureth Sulfate) é meio caminho andado para uma boa saúde cutânea. Para que a pele esteja sempre cuidada, nutrida e saudável, são estes os seis passos a dar (e abrandar com as esfoliações também).
Como já lhe contamos aqui, levar o smartphone/tablet para a casa de banho é também um risco tremendo para a saúde, não estivesse em causa a probabilidade de uma propagação (quase desmedida) de bactérias.
Lavar as mãos é um dos primeiros hábitos a ensinar a uma criança, mas também um dos que mais facilmente se esquece no dia a dia. A consequência de não o fazer? Um risco tremendo de infecções e a possível resistência a antibióticos. O alerta foi dado este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E já agora, devemos lavar as mãos com água quente ou com água fria?
E como o banheiro é uma das partes da casa mais sujas, também o hábito de deixar a escova e a pasta de dentes abertas é um risco. Em causa, mais uma vez, está a contaminação bacteriana. E quem diz pasta de dentes diz, claro, qualquer outro produto que deva ficar devidamente fechado.