© Reuters
A NASA publicou em sua conta no Twitter um vídeo impressionante que permite repassar os últimos dias do percurso do furacão Irma em apenas 30 segundos.
PUB
O vídeo reflete a trajetória do furacão até às ilhas do Caribe, assim como sua chegada ao território norte-americano em 10 de setembro.
No domingo passado, a parede norte do olho do furacão devastador Irma atingiu as Florida Keys (um arquipélago composto por cerca de 1700 ilhas no Sudeste dos Estados Unidos). O ciclone, que era da categoria 4, com ventos constantes que atingiam 210 km/h, provocou chuvas intensas e inundações graves.
Mais tarde, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, sigla em inglês), a tempestade enfraqueceu até à categoria 1 com ventos de até 136 km/h. No entanto, como observa o NHC, a tempestade continua representando uma ameaça para os cidadãos dos EUA e a zona da baía de Tampa ainda corre risco de inundações, já que o ciclone se está aproximando de suas margens.
History of Hurricane #Irma: 1 September 2017 - 10 September 2017 #GOES16 pic.twitter.com/Z53paEmpIY
— NASA SPoRT (@NASA_SPoRT) 11 de setembro de 2017
Segundo a rede ABC, até agora a tempestade deixou cerca de 3,5 milhões de residentes da Flórida sem eletricidade e causou 5 mortes nos EUA. Atualmente, o Irma se está movendo a uma velocidade de 24 km/h em direção ao noroeste. Com informações do Sputnik.