Emma Stone vive tenista lésbica em 'Battle of the Sexes'

Atriz interpretará a norte-americana Billie Jean King

© Mark Blinch / Reuters

Cultura cinema 11/09/17 POR Folhapress

Mais recente vencedora do Oscar de melhor atriz, Emma Stone tenta se cacifar novamente para uma vaga no prêmio por sua performance como a tenista americana Billie Jean King no biográfico "Battle of The Sexes", que fez sua estreia nesta segunda (11), no Festival de Toronto.

PUB

O longa, dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, remonta o duelo no tênis dos anos 1970 entre Billie Jean e o fanfarrão Bobby Riggs, vivido por Steve Carell.

Por sua temática, "Battle of the Sexes" se soma a "Borg/McEnroe", de Janus Metz, título que abriu a mostra canadense, entre os longas que ficcionalizam embates no tênis. Uma diferença marcante: no longa de Metz, ficava claro que os próprios atores Shia LaBeouf e Sverir Gunadson é que faziam os saques; no outro, é nítido que dublês jogam no lugar de Stone e Carell.

Outra diferença: Se "Borg" descortinava um embate entre dois indivíduos de personalidades à primeira vista opostas, "Battle" põe o jogo como uma arena de importância simbólica e coletiva: nos anos que testemunharam a emancipação feminina, a disputa entre Riggs e Billie Jean ganhou contornos de guerra dos sexos.

+ HBO é a grande vencedora nas categorias técnicas do Emmy

Insuflado pela mídia e por dirigentes do sexo masculino, Riggs fazia todo tipo de comentário machista: "Não tenho nada contra mulheres, eu as amo no quarto e na cozinha", afirmava.

Já Billie Jean via a disputa como uma forma de demandar igualdade e barrar as discrepâncias de salários entre tenistas homens e tenistas mulheres na época, fundadas na premissa de que eles atraíam mais público e eram mais populares do que elas.

Fora das quadras, Billie Jean mantinha uma amante em segredo; no filme, uma cabeleireira chamada Marilyn. De fato, a tenista americana viria a se tornar um expoente da causa LGBTQ.

O longa retrata o começo de sua saída do armário, sustentando que sua luta pela igualdade de gênero desaguou na questão gay. Tendo em vista a nova configuração da Academia, mais antenada à questão das minorias, "Battle of The Sexes" avança muitas casas na sua rota para o Oscar. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980