© Reuters
A Polônia tem direito de exigir reparações da Alemanha por conta da grande destruição causada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, segundo um comitê formado por assessores legais do Parlamento polonês.
PUB
"É legítimo afirmar que a República da Polônia tem direito a indenizações da República Federal da Alemanha, e a afirmação de que esse direito caducou é infundada", diz o parecer divulgado nesta segunda-feira (11) pela agência de notícia "Deutsche Welle".
+ Orfanato católico na Escócia pode ter 400 crianças enterradas em fossa
A Polônia chegou a renunciar a indenizações em uma declaração realizada em 1953, mas o grupo afirma que este documento é inconstitucional. Isto porque o país teria sobrido pressão da União Soviética para aceitar o acordo e também porque a declaração só valeria para a Alemanha Oriental.
Segundo a primeira-ministra polonesa Beata Szydlo, o governo está disposto a cobrar essa "dívida".
Por outro lado, o governo alemão rejeitou as exigências e lembrou da renúncia feita pelo vizinho em 1953 e reiterada em outra oportunidade. De acordo com especialistas, a Polônia renunciou a novas indenizações em 1970 e em 1989.
O país foi uma das maiores vítimas do regime nazista. Em 1939, quando tinha uma população de aproximadamente 35 milhões de pessoas, cerca de 6 milhões de cidadãos poloneses foram mortos e outros 10 milhões foram vítimas de crimes e do terror nazista. Além disso, parte do seu território ficou totalmente destruído.