© iStock
Você sente fome e começa a ficar irritado, sem paciência e só consegue pensar em comida. Identificou-se com o quadro? Pois é, a fome realmente nos deixa menos racionais e mais emocionais, conforme já foi provado em um estudo realizado em 2014 e publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, que concluiu que quanto menores eram os níveis de glicose no sangue, maior era a irritação e raiva dos voluntários. As dietas restritivas são outro gatilho para ficar com muito mau humor e irritação. Mas por quê? Segundo o Clique Ciência, do UOL, a culpa é da queda nos níveis de glicose no sangue, a chamada hipoglicemia.
PUB
"A hipoglicemia leva à liberação de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina", comenta o endocrinologista Márcio Mancini. Comportamentos mais agressivos também podem surgir devido a liberação do neuropeptídeo Y (NPY), um potente estimulador do apetite.
+ 7 dicas para controlar alergia ocular da primavera
A explicação para o comportamento de raiva pode estar nos nossos antepassados e na evolução. No período primitivo, encontrar alimento era uma tarefa difícil e muitas vezes era preciso brigar e lutar pela comida. Por esta razão, o corpo precisava de uma 'injeção' de cortisol e adrenalina para saír à caça. "A agressividade para um caçador pode ter sido fundamental para sua sobrevivência", afirma o endocrinologista Márcio Mancini.