Com ‘obrigação’ por título, Fla 'deixa' Brasileiro para focar em copas

Se Libertadores e Brasileiro fazem parte do passado, o time da Gávea tenta salvar o ano com ao menos um título nos torneios eliminatórios que ainda disputa: Copa do Brasil e Sul-Americana

©  Gilvan de Souza / Flamengo

Esporte PRIORIDADES 12/09/17 POR Folhapress

O alto investimento feito pela diretoria fez com que o Flamengo iniciasse a temporada como um dos grandes favoritos na disputa dos títulos. O desempenho da equipe nas duas principais competições, porém, foi decepcionante e forçou mudanças. Zé Ricardo deixou o comando para Reinaldo Rueda assumir. Se Libertadores e Brasileiro fazem parte do passado, o time da Gávea tenta salvar o ano com ao menos um título nos torneios eliminatórios que ainda disputa: Copa do Brasil e Sul-Americana.

PUB

O caminho mais curto é a Copa do Brasil, já que o Flamengo está na final. Após empatar por 1 a 1 com o Cruzeiro no Maracanã, a equipe terá de definir o título no Mineirão. A taça da competição, conquistada em 2013, é a única "de peso" na gestão Eduardo Bandeira de Mello. A diretoria vê a repetição do feito como fundamental para tranquilidade e sequência do trabalho na próxima temporada.

A Copa Sul-Americana ainda está mais distante, já que Flamengo e Chapecoense iniciarão nesta quarta-feira embate pelas oitavas de final. A competição nunca foi uma prioridade, mas agora é vista com bons olhos por todos no clube. Evidentemente não teria o peso de uma Copa do Brasil, mas comemorar um título na atual temporada é fundamental.

+ Possibilidade de rebaixamento do São Paulo vira notícia na Espanha

E é justamente por isso que o Flamengo prioriza as competições eliminatórias nesse momento. A chance de um título, o que já não acontece no Campeonato Brasileiro, em que o time está a 15 pontos do líder Corinthians, pesa no planejamento de uma diretoria que entende que uma taça pode valer mais do que apenas uma vaga para a Libertadores.

A situação ficou clara no clássico com o Botafogo, no último domingo, quando o técnico Reinaldo Rueda decidiu poupar Diego, Willian Arão, Berrío, Everton, Vinicius Júnior e Réver. Alguns deles ainda entraram no decorrer do jogo, mas o Flamengo claramente não usou sua força máxima. O treinador justificou a opção por outro lado. Disse que buscava dar ritmo de jogo a atletas importantes e que não vinham jogando.

O problema é que a falta de resultados ameaça até mesmo a vaga no G-6 -o Flamengo é o quinto, com 35 pontos. O time tem três frentes para se classificar para a Libertadores: ganhando um dos títulos das copas ou ficando entre os seis primeiros colocados do Brasileiro. Ficar fora da competição internacional em 2018 seria problemático para o planejamento da próxima temporada, e transformaria a temporada atual em um problema ainda maior. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 21 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 22 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 22 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 23 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável