Deputados discutem sobre mostra de diversidade sexual em Porto Alegre

Tema foi levantado pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), nesta terça-feira (12)

© <a href="https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/445103/bolsonaro-critica-exposicao-imoralidade-financiada-pelo-santander">Luis Macedo / Câmara dos Deputados</a>

Política Câmara 13/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Deputados bateram boca no plenário da Câmara nesta terça-feira (12) sobre a exposição de diversidade sexual promovida em Porto Alegre (RS). O evento foi alvo de críticas de que as obras estariam incentivando a pedofilia, a sexualização de crianças e zoofilia.

PUB

De acordo com o G1, dois promotores do Ministério Público do estado se encaminharam até a sede da exposição, no Santander Cultural, e constataram que não havia pedofilia nas obras expostas.

Quem levantou o tema no plenário foi o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), dizendo que a mostra foi alvo de intolerância e que não havia apologia à pedofilia.

Logo, foi hostilizado por um grupo pró a suspensão da mostra. Entre eles, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) que chegou a segurar cartazes nas costas do deputado do PSOL, enquanto ele discursava. Em resposta, Wyllys arrancou uma das folhas de papel das mãos de Feliciano. Segundo a reportagem, um segurança precisou intervir e se posicionou entre os deputados.

Outros parlamentares também discursaram contra a exposição, alegando que a exposição atentava contra os bons costumes. O deputado Major Olímpio (SD-SP) foi um dos que vaiou o discurso de Wyllys e gritou que ele estaria mentindo.

+ Bolsonaro critica exposição: 'Imoralidade financiada pelo Santander'

Após retornar ao microfone, Jean Wyllys chamou os colegas parlamentares de "bando de ignorantes, bando de hipócritas". O clima ficou mais pesado após uma analogia do deputado, que disse que o crucifixo com Jesus Cristo em uma cruz seria apologia à tortura.

Enquanto os parlamentares ligados à bancada evangélica pediam retratação, os deputados de esquerda acusavam os demais de propagar o "obscurantismo".

Ainda nesta terça, manifestantes contra e a favor do cancelamento de exposição brigaram em frente ao Santander Cultural. Policiais Militares usaram gás lacrimogênio e bombas de efeito moral para dispersar a briga. 

Dois manifestantes que protestavam contra o cancelamento da mostra acabaram presas por desacato e incitação à violência, mas foram liberados após assinar um termo circunstanciado. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos