A sul-africana Noxolo Ntusi, de 26 anos, resistiu a um assalto nesta terça-feira (12), em Auckland Park, para salvar a única cópia da sua dissertação de mestrado. Câmeras de segurança flagraram o momento em que dois homens chegam em um carro, abordaram a vítima e a arrastaram pela rua na tentativa de levar os seus pertences.
PUB
A resistência oferecida pela estudante surpreendeu os assaltantes. Mesmo armados, eles foram embora sem levar a bolsa da jovem. "Eu só pensava na dissertação. Eu estou quase terminando. Não ia deixar eles levaram de jeito nenhum", disse Ntusi à "BBC" britânica.
+ 8 a cada 10 jovens imigrantes sofreram abusos, diz relatório
Os assaltantes acabaram levando apenas a lancheira da estudante. Mesmo tendo cumprido o seu objetivo de proteger a dissertação, Ntusi admite que errou ao reagir ao assalto e orienta outros estudantes a não fazerem o mesmo: "Você sempre pode reescrever (a dissertação)".
Ntusi é cientista do Serviço Laboratorial Nacional de Saúde e está concluindo uma dissertação de mestrado sobre zoologia molecular, segundo a imprensa da África do Sul. O arquivo que tinha na bolsa era a única cópia do trabalho quase finalizado.
Os assaltantes foram detidos pela polícia.