Seria Face ID do iPhone X mais uma ferramenta para serviços secretos?

Entenda a vulnerabilidade desta tecnologia aos hackers

© Reuters / Stephen Lam

Tech recurso 15/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Nesta semana, a Apple apresentou o iPhone X, que custará inicialmente nada mais nada menos que 1.000 dólares nos Estados Unidos. Uma das novidades deste novo modelo é o desbloqueio através do reconhecimento facial do dono. Um especialista explicou para a Sputnik Internacional a vulnerabilidade desta tecnologia aos hackers.

PUB

Choong-Fook Fong, chefe-executivo da companhia de proteção da informação profissional LGMS, falou para a Sputnik que sempre houve preocupações quanto ao uso do reconhecimento facial entre os consumidores.

Uma das principais preocupações é "transferência de nossa aparência para dados únicos" ao usarmos reconhecimento facial.

O especialista em investigação de crimes cibernéticos explica: "Como será possível proteger estes dados únicos? A informação pode ser roubada por criminosos, e as pessoas podem passar por você ao obter seus dados."

"Nada é bem protegido. Existem muitos meios de passar por cima ou hackear o reconhecimento facial. Pessoas vão usar as fotos da pessoa real ou fazer maquiagem", continua.

Choong-Fook Fong esperava que os criadores tivessem criado uma tecnologia mais segura com a função de detectar rostos já "conhecidos pelo dispositivo".

Fong acredita que "uma das maiores preocupações é a seguinte: os dados de identificação vão ser compartilhados com os desenvolvedores do smartphone ou armazenados no celular? Caso sejam guardados no celular, qual será o sistema de proteção? Mas se os dados forem transferidos aos desenvolvedores, há mais motivos para se preocupar, pois eles podem usar seus dados de muitas formas".

Segundo ele, o reconhecimento facial é expandido para outras esferas, que vai da segurança interna à indústria de hotelaria.

+ Saiba como você pode acabar banido do WhatsApp

"Na China, muitos restaurantes utilizam o reconhecimento facial para identificar clientes. Eles utilizam a ferramenta para adivinhar as emoções das pessoas. O reconhecimento facial é uma tecnologia boa, mas a privacidade importa mais", Fong disse à Sputnik Internacional.

Ele lembrou que, no sistema de aplicação de lei, já era usada essa ferramenta para detectar criminosos e terroristas.

Tim Cook, chefe-executivo da Apple, caracterizou o iPhone X como "o maior passo dado após o primeiro iPhone". Maior passo ou não, muitos internautas zombaram do reconhecimento facial com memes de mulheres sem maquiagem ou boxeadores e estrelas do cinema gravemente espancados tentando destravar seu novo celular. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 10 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

justica Sete Lagoas Há 19 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 19 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 9 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 17 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 11 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 18 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 10 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 18 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Letícia Cazarré Há 19 Horas

Leticia Cazarré dá entrada em hospital Após relatar problemas de saúde