© Reprodução
O filme 'Bingo - O rei das Manhãs' foi anunciado como a indicação brasileira para concorrer a uma vaga no Oscar, dentre 22 produções artísticas nacionais que disputavam o posto. A notícia foi revelada na manhã desta sexta-feira (15), na Cinemateca de São Paulo. O filme dirigido por Daniel Rezende e estrelado por Vladimir Britcha - que nele revive Arlindo Barreto, ex-intérprete do palhaço Bozo - já havia sido escolhido, nesta terça (12), para representar o país na 32ª edição dos Prêmios Goya, na Espanha.
PUB
+ 'Bingo' vai representar o Brasil no Goya, na Espanha
Com estreia nacional há pouco menos de um mês (em 24 de agosto), a obra que tenta mostrar a vida do artista por trás do palhaço aposta numa mistura entre realidade e ficção.
"A gente fundiu personagens, inverteu coisas, suprimiu o tempo, porque o filme pede isso", explicou o diretor Daniel Rezende em entrevista ao G1. Ele se tornou reconhecido por editar sucessos nacionais como "Tropa de elite" (2007), "Diários de motocicleta" (2004) e "Cidade de Deus" (2002).
Os critérios seguidos pela comissão de seleção foram: expressão do universo brasileiro, boa linguagem cinematográfica e compreensão mundial. Fizeram parte do júri Miguel Faria Junior, David Schurmann, Jorge Peregrino, Andre Carreira, Iafa Britz, Doc Comparato e João Daniel Tikhomiroff, todos ligados à sétima arte.