Janot reúne 400 funcionários da PGR e faz balanço final da sua gestão

Encontro ocorreu no auditório do órgão, nesta sexta-feira (15), último dia do procurador-geral no cargo

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Política Despedida 15/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Em seu último dia útil à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot reuniu-se com procuradores e funcionários do órgão, a fim de fazer um balanço da sua gestão, após quatro anos. A data fica ainda mais simbólica porque, coincidentemente, ele completa 60 anos de idade nesta sexta-feira (15).

PUB

Na segunda-feira (18), Raquel Dodge assume o comando do Ministério Público Federal (MPF), em posse que contará com a participação do presidente Michel Temer, responsável por sua nomeação.

De acordo com informações do portal G1, a "despedida" de Janot durou quase três horas e lotou o auditório da PGR, em Brasília, entre o final da manhã e o início da tarde. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes para prestigiar o procurador-geral.

+ Palocci diz ter feito entregas de dinheiro vivo pessoalmente a Lula

Os ex-procuradores da República Sepúlveda Pertence (1985-1989), Aristides Junqueira (1989-1995) e Claudio Fonteles (2003-2005) também participaram do momento, que foi fechado à imprensa.

Nessa quinta-feira (14), mesmo dia em que apresentou a segunda denúncia contra Temer, dessa vez por obstrução de justiça e organização criminosa, Janot esteve em sua última sessão no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, disse ter sofrido toda sorte de ataques sórdidos e injustos. "Resigno-me a meu destino, porque mesmo antes de começar, sabia exatamente que haveria um custo por enfrentar esse modelo político corrupto e produtor de corrupção, cimentado por anos de impunidade e de descaso", disse.

Janot afirmou ainda que entregará o cargo com a convicção serena de ter militado até o último instante na defesa dos compromissos constitucionais assumidos há mais de 30 anos. "Outros seguirão do ponto em que parei e certamente avançarão ainda mais no aperfeiçoamento institucional e democrático do Ministério Público e do nosso país", disse.

A PGR acrescentou que, sentado na cadeira do procurador-geral da República, acompanhou grandes julgamentos que marcaram a memória jurídica nacional. Para ele, calorosos e instrutivos debates fluíram em incontáveis sessões vespertinas ao longo desses anos.

"Tive a honra de ver consolidado definitivamente o poder investigatório do Ministério Público e de presenciar o corajoso golpe desferido por esse colegiado contra a crônica impunidade que castiga impiedosamente nossa sociedade, quando esta Corte definiu, por duas vezes, que a condenação em segunda instância viabiliza, sim, a execução provisória da pena", afirmou. Para ele, igual satisfação foi ver consolidado e fortalecido o instituto da colaboração premiada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo