Parlamento do Curdistão aprova referendo separatista

No entanto, países vizinhos alertam para 'consequências'

©  REUTERS/Azad Lashkari

Mundo independência 15/09/17 POR Ansa

O Parlamento do Curdistão iraquiano aprovou uma resolução que marca o referendo de independência da região para o próximo dia 25 de setembro. Em uma sessão tumultuada nesta sexta-feira (15), a oposição deixou a votação em sinal de protesto.   

PUB

O governo de Bagdá, as Nações Unidas e quase toda a comunidade internacional se declararam contrários ao referendo, ao menos, até quando o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) não for derrotado.   

Assim que a notícia foi divulgada, a Turquia voltou a elevar o tom e ameaçou impor sanções contra a região, e informou que conta com um "plano de ação" para reagir à convocação. Em entrevista à emissora estatal, o presidente turco, Recep Tayyip Erdoganm, reforçou que a decisão é "um grave erro".   

"As declarações de [Masud] Barzani [presidente do Curdistão iraquiano] estão profundamente erradas. Ele conhece a nossa sensibilidade em questões à integridade territorial do Iraque e do status de Kirkuk", disse Erdogan lembrando que os dois países compartilham cerca de 350 quilômetros de fronteiras.   

Já a Casa Branca emitiu uma nota em que informam que os "EUA não apoiam a intenção do governo regional do Curdistão de fazer um referendo no fim do mês", e convidou as partes para "iniciar um diálogo sério e duradouro com Bagdá".   

Para os norte-americanos, o referendo "distrai os esforços de derrotar o Isis e estabilizar as áreas liberadas das mãos do grupo".   

No entanto, o governo de Israel poderia apoiar e reconhecer o Curdistão, segundo o ex-cônsul da Turquia em Irbil, que é capital da região, Audin Selcen. Em entrevista à agência rússia Sputnik, ele afirmou que os israelenses seriam os "primeiros" a reconhecer a independência por interesse na compra de petróleo do Governo Regional do Curdistão".    Desde 1990, o Curdistão é uma área autônoma e reconhecida assim pela Constituição. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news Há 23 Horas

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 15 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 19 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama