Internacional é condenado por assédio de atletas a ex-funcionária

Conforme informou o TST, a historiadora disse que trabalhou no museu do clube durante três anos e era chamada de "gostosa", "cheirosa" e "linda"

© Getty Images

Esporte TST 18/09/17 POR Folhapress

O Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso e manteve decisão, em 2º grau, de condenar o Internacional a indenizar ex-funcionária por assédio moral. Conforme informou o TST, a historiadora disse que trabalhou no museu do clube durante três anos. Neste período, ela relatou que pediu demissão por considerar insustentável o tratamento que recebia dos jogadores da categoria de base, que constantemente se referiam a ela no refeitório com comentários do tipo "gostosa", "cheirosa", "linda", e com assobios e risadas.

PUB

Ela afirmou que comunicou o fato a sua superior hierárquica, que teria dito para "não dar bola", e à assistente social, que lamentou o fato, mas disse que nada poderia fazer, pois os atletas de base tinham muito prestígio com a direção.

Ainda segundo a trabalhadora, a gerente geral do museu do Internacional também dispensava tratamento humilhante, inclusive acusando-a de apresentar atestados médicos falsos para deixar de trabalhar.

+ Veja como eram esses 12 jornalistas esportivos quando mais jovens

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) fixou a condenação em R$ 5 mil, considerando que as testemunhas comprovaram os atos inoportunos praticados pelos jogadores, que convidavam seguidamente a trabalhadora para sair e usavam tratamento depreciativo. Segundo uma delas, a historiadora se mostrava incomodada com a situação e relatava o fato às assistentes sociais do clube.

O TRT considerou graves os fatos descritos pelas testemunhas, ainda que praticados por jogadores em sua maioria adolescentes, por tratar-se de "tratamento machista e constrangedor que não pode ser admitido em um ambiente de trabalho". O Regional destaca que, nos dias atuais, esse tipo de atitude em relação às mulheres não deve ser mais tolerado em qualquer ambiente, mesmo num clube de futebol, local em que a cada dia a frequência de mulheres vem aumentando. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Tragédia Há 19 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

mundo Estados Unidos Há 20 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 19 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 15 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 19 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 20 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 19 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Saúde Há 20 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

fama Escândalo Há 12 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 12 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia