Metrô do Rio cria polêmica com campanha acusada de racismo

Por meio de nota, a concessionária informou que a ação será retirada. "Lamentamos que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções. Será retirada da estação"

© iStock

Brasil PEÇA PUBLICITÁRIA 18/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma peça publicitária do Metrô Rio, na estação Antero de Quental, no Leblon, gerou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas acusaram a campanha de racismo. É que a propaganda, que mostra a ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul, apresenta um casal negro e um branco com a mensagem "Linha 4, conectando de ponta a ponta".

PUB

“Deixa eu ver se adivinhei: o casal de negros representa a Zona Norte, e o de brancos, a Zona Sul. Lamentável”, escreve a internauta Thalita Santos, no Facebook. Outra usuária, relatou o Extra, diz ter vergonha. "Infeliz demais essa propaganda claramente racista”, diz Débora Fonseca.

Por outro lado, há pessoas que dizem não ter visto viés negativo na imagem. "Não consigo ver como racismo. A Linha 4 pega toda a Zona Sul, incluindo a Rocinha, que tem baixo IDH. Também pega Uruguai, que é uma área mais nobre da Zona Norte. Além disso, a imagem não indica que cada casal representa uma zona da cidade", opinou o arquiteto Leandro Ferreira, de 35 anos.

+ Justiça permite tratar homossexualidade como doença e gera polêmica

Já para o presidente nacional da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil da OAB, o advogado Humberto Adami, há um preconceito subliminar. "Pode ser encarado como difusor de um racismo geográfico, ao indicar que moradores de uma região são todos negros, em especial os de baixa renda, enquanto que outros, de maior renda, são brancos. Pode não ser intencional, o que prova que o racismo está escondido no interior das cabeças, em especial os publicitários da campanha do metrô", enfatiza o advogado.

Por meio de nota, a concessionária informou que a propaganda será retirada. “O MetrôRio é totalmente contrário a qualquer forma de discriminação e sempre primou pela valorização à diversidade em suas campanhas de comunicação. Em relação à peça publicitária 'Ligando o Rio de ponta a ponta', a Concessionária lamenta que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções e informa que vai retirá-la da estação, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 22 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 14 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 23 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 22 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 20 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 20 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

fama LUAN-SANTANA Há 23 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

brasil São Paulo Há 23 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

politica Investigação Há 14 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

mundo País de Gales Há 21 Horas

Jovem milionário mata o melhor amigo em ataque planejado no Reino Unido