Metrô do Rio cria polêmica com campanha acusada de racismo

Por meio de nota, a concessionária informou que a ação será retirada. "Lamentamos que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções. Será retirada da estação"

© iStock

Brasil PEÇA PUBLICITÁRIA 18/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Uma peça publicitária do Metrô Rio, na estação Antero de Quental, no Leblon, gerou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas acusaram a campanha de racismo. É que a propaganda, que mostra a ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul, apresenta um casal negro e um branco com a mensagem "Linha 4, conectando de ponta a ponta".

PUB

“Deixa eu ver se adivinhei: o casal de negros representa a Zona Norte, e o de brancos, a Zona Sul. Lamentável”, escreve a internauta Thalita Santos, no Facebook. Outra usuária, relatou o Extra, diz ter vergonha. "Infeliz demais essa propaganda claramente racista”, diz Débora Fonseca.

Por outro lado, há pessoas que dizem não ter visto viés negativo na imagem. "Não consigo ver como racismo. A Linha 4 pega toda a Zona Sul, incluindo a Rocinha, que tem baixo IDH. Também pega Uruguai, que é uma área mais nobre da Zona Norte. Além disso, a imagem não indica que cada casal representa uma zona da cidade", opinou o arquiteto Leandro Ferreira, de 35 anos.

+ Justiça permite tratar homossexualidade como doença e gera polêmica

Já para o presidente nacional da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil da OAB, o advogado Humberto Adami, há um preconceito subliminar. "Pode ser encarado como difusor de um racismo geográfico, ao indicar que moradores de uma região são todos negros, em especial os de baixa renda, enquanto que outros, de maior renda, são brancos. Pode não ser intencional, o que prova que o racismo está escondido no interior das cabeças, em especial os publicitários da campanha do metrô", enfatiza o advogado.

Por meio de nota, a concessionária informou que a propaganda será retirada. “O MetrôRio é totalmente contrário a qualquer forma de discriminação e sempre primou pela valorização à diversidade em suas campanhas de comunicação. Em relação à peça publicitária 'Ligando o Rio de ponta a ponta', a Concessionária lamenta que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções e informa que vai retirá-la da estação, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 23 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 23 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 5 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Hobbies Há 22 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Líbano Há 6 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

fama Luto Há 20 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Estados Unidos Há 7 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

lifestyle Alimentação Há 5 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

fama Luto Há 15 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema