© POOL New/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (19) que viajará para Pequim no próximo mês de novembro para encontrar seu homólogo chinês, Xi Jinping.
PUB
O anúncio foi realizado após o republicano conversar com o líder da China por telefone nesta segunda-feira (18). Na ligação, Trump e Jinping falaram sobre "o contínuo desafio da Coreia do Norte à comunidade internacional e seus esforços por desestabilizar o nordeste da Ásia", informou a Casa Branca.
De acordo com a agência "Nova China", Xi disse que Pequim e Washington compartilharam interesses comuns em grande escala e tiveram "uma boa entonação na cooperação mútua em cada área", propondo manter contatos regulares sobre questões de relevâncias particulares no futuro para ambos os países.
+ 'Ameaça nuclear nunca foi tão grande', diz Guterres na ONU
Além disso, o presidente da China reiterou a importância da visita de Trump a Pequim, expressando confiança de que a missão pode dar frutos e desenvolver relacionamentos. Na última semana, o magnata já havia anuciado sua intenção de visitar China, Japão e Coreia do Sul em novembro, em sua primeira viagem à Ásia.
A visita provavelmente estará centrada no comércio e nos programas nucler e balístico da Coreia do Norte, um dos principais desafios de Trump desde que assumiu a Presidência norte-americana. O republicano ainda não descartou visitar também o Vietnã em função do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), e sua equipe está avaliando se comparecerá à cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) nas Filipinas. Com informações da ANSA.