Coreia do Norte está construindo um submarino nuclear, diz jornal

Se confirmada, a iniciativa norte-coreana poderia indicar um passo dramático para a marinha do país

© Reuters

Mundo Últimas Notícias do Mundo 20/09/17 POR Notícias Ao Minuto

A Coreia do Norte está construindo clandestinamente um submarino alimentado por energia nuclear, de acordo com um relatório de um jornal japonês, no que pode se tornar a mais recente provocação por Pyongyang em um confronto crescente com os EUA e seus aliados.

PUB

O relatório publicado pelo jornal japonês Sekai Nippo, citando uma fonte "informada" e "familiarizada com a situação da Coreia do Norte", disse que o tamanho do submarino nuclear em construção não está claro, mas que o governo de Kim Jong-un em Pyongyang espera tê-lo em operação dentro de três anos.

Se confirmada, a iniciativa norte-coreana poderia indicar um passo dramático para a marinha do país, que os analistas estimam operar com uma frota de 50 a 60 submarinos diesel-elétricos, que fazem mais barulho e são mais fáceis de detectar do que os submarinos nucleares.

+ Na ONU, Trump ameaça "destruir completamente a Coreia do Norte"

O Sekai Nippo publicou ainda que engenheiros chineses e russos estão envolvidos no esforço da Coreia do Norte para construir um submarino nuclear, e que a construção tem ocorrido clandestinamente dentro de uma doca perto de Nampo desde janeiro deste ano.

Nampo é uma cidade portuária a cerca de 30 milhas de Pyongyang e é o lar de uma concentração de fábricas que fabricam produtos eletrônicos e de máquinas, tornando-o "ideal para a construção de um submarino", disse o jornal japonês.

Além dos seus mísseis balísticos tradicionais, a Coreia do Norte vem se esforçando para desenvolver mísseis balísticos submarinos nos últimos anos. Para isso, Pyongyang realizou silenciosamente pelo menos seis lançamentos com o Pukguksong-1 desde 2014, de acordo com o 38 North, um site especializado em assuntos norte-coreanos.

O submarino nuclear em construção poderia ser usado para mover o Pukguksong-1 para as águas internacionais de uma forma muito mais silenciosa e difícil de detectar capaz de evadir as defesas de mísseis existentes nos EUA, no Japão e na Coreia do Sul.

Entretanto, analistas dizem que o status do programa de mísseis submarinos da Coreia do Norte é obscuro, como boa parte do programa nuclear o país asiático. No mês passado, Pyongyang conduziu um “teste de ejeção”, alvo de críticas em Washington. Com informações do Sputnik News. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia