Doria anuncia parceria com app de trânsito para monitorar semáforos

A prefeitura afirma que as ações voltadas aos semáforos são a etapa inicial da parceria que, posteriormente, poderá ser ampliada

© Divulgação

Brasil PREFEITURA de SP 20/09/17 POR Folhapress

O prefeito João Doria (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira (20) uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e o aplicativo de trânsito Waze.

PUB

Com o acordo, o aplicativo vai repassar automaticamente à CET as informações sobre semáforos quebrados que estiverem disponíveis em sua plataforma -nela, os usuários reportam obstáculos em tempo real, que permitem ao Waze montar a melhor rota para o motorista chegar ao seu destino.

Segundo o presidente do órgão, João Octaviano Machado Neto, a parceria amplia o "poder de monitoramento na cidade" e permite à companhia "iniciar um planejamento para reduzir o tempo de resposta para as falhas detectadas na capital."

A prefeitura afirma que as ações voltadas aos semáforos são a etapa inicial da parceria que, posteriormente, poderá ser ampliada. No entanto, não foram dados maiores detalhes sobre os próximos passos do acordo.

APAGÃO

No primeiro semestre deste ano, São Paulo enfrentou uma onda de semáforos apagados por falta de manutenção, após o vencimento de um contrato no final do ano passado, ainda na administração de Fernando Haddad (PT).

O edital do pregão para este tipo de sinalização foi lançado em maio, mas sofreu uma série de percalços. Foi questionado pelo TCM (Tribunal de Contas do Município), que apontou falta de detalhamento, depois foi suspenso e, somente em julho, realizou-se um novo pregão.

No fim de agosto, ainda foi parcialmente suspenso pela Justiça por suspeita de direcionamento na concorrência.

O desembargador do TJ que julgou o caso afirmou que o atraso na contratação foi "aparentemente criado pelo próprio ente público" e que a demora do pregão, por problemas anteriores da própria administração, "não pode representar um salvo-conduto para eventual direcionamento concorrencial".

Durante o anúncio desta manhã, o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, disse que a prefeitura vai entrar na tarde desta quarta com um pedido de reconsideração da liminar.

CRÍTICAS

Ao apresentar a parceria com o aplicativo, Doria se defendeu das críticas às viagens que tem feito pelo país e voltou a dizer que é possível administrar a cidade pelo celular.

"Tem muita gente no Brasil ainda analógico, no pré-analógico, que acha que o mundo é papelzinho. Não tenho nada contra o papel, nem contra o lápis, mas agora o mundo mudou. Vamos acordar, o Brasil hoje tem que ser digital", afirmou.

Doria trava disputa interna no PSDB com o governador Geraldo Alckmin para a escolha do candidato do partido nas eleições à Presidência no ano que vem. Alckmin teve papel decisivo na escolha de Doria como candidato na disputa municipal.

"Não pode sair, não pode viajar, não pode andar. Não pode nada. Isso é década de 1950, nós estamos no século 21", disse Doria. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia