© iStock
Como um dos mais importantes componentes do organismo, o sistema cardiovascular deve ser muito bem tratado. Alimentação saudável, exercício físicos regulares, consultas periódicas com o cardiologista, não fumar, controlar diabetes e hipertensão são receitas conhecidas para a saúde cardiológica. “Também é importante levar uma vida menos estressante e mais feliz. Aproveitar a convivência com familiares e amigos, sorrir e ter atividades de lazer”, observa Antonio Abrão Nohra Neto, diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed.
PUB
Na operadora, o Programa de Gestão da Saúde tem, dentre suas linhas de cuidado, doenças cardio e cerebrovasculares. Com o uso do modelo preditivo, ou seja, de estatística de casos, são identificados os beneficiários com riscos de evento cardiovascular e os acompanha para reduzir as chances de acidentes.
+ Maquiagem adulterada é um perigo para a saúde ocular; entenda
“Somos proativos com os beneficiários que têm maior risco de desenvolver doenças cerebrovasculares e infarto do miocárdio porque estas enfermidades lideram o ranking da mortalidade no Brasil. Quando acompanhamos nossos clientes e indicamos constantemente de que forma agir e tratar determinados males, garantimos maior qualidade de vida e melhores índices de saúde”, completa Nohra Neto.
10 dicas para a saúde cardíaca:
1. Não fume.
2. Não abuse das bebidas alcoólicas.
3. Controle o peso e a circunferência abdominal (até 88 cm para mulheres, 102 cm para homens).
4. Pratique exercícios físicos sob orientação médica e de um profissional de educação física.
5. Tenha alimentação variada, com legumes, vegetais, cereais, carnes magras e pouca gordura, sal e açúcar.
6. Divirta-se e encare os problemas com bom humor e paciência.
7. Vá ao médico periodicamente.
8. Faça exames regularmente.
9. Tome os medicamentos prescritos pelo médico.
10. Durma bem, pelo menos sete a oito horas por noite.