© Reprodução
Um princípio de tumulto foi registrado na manhã desta quarta-feira (17), no hotel Windsor Barra, na Zona Oeste do Rio, onde acontece o leilão de blocos de exploração de petróleo e gás da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Manifestantes que foram convidados a assistir à 14ª rodada de licitações em salas do estabelecimento tentaram invadir a entrada do auditório.
PUB
De acordo com informações da rádio CBN, alguns índios que faziam parte do grupo conseguiram passar pelo cordão de isolamento, feito por seguranças, mas acabaram sendo barrados, em seguida. No momento da confusão, parte dos móveis do saguão foram derrubados.
+ Acidente entre dois ônibus escolares deixa crianças feridas no Paraná
Para conter o ocorrido, a Polícia Militar foi acionada. Os manifestantes são contrários às explorações fósseis e chegaram a trocar socos, chutes e empurrões com os seguranças antes de a PM chegar.
Leilão
A ANP realiza leilão na área de petróleo e gás, incluindo áreas do pré-sal, em um certame que também promete gerar recursos aos cofres do Tesouro Nacional. Nesta rodada, são ofertados 287 blocos de exploração, divididos em 29 setores de 9 bacias sedimentares.