Lázaro Ramos lança programa de TV em que telespectador fará upload

Atração foi apresentada em conferência no youPIX CON, na última segunda (25)

© YouTube

Tech integração 27/09/17 POR DANI BRAGA, da Folhapress

A partir de 10 de dezembro, a Globo exibirá aos domingos na TV aberta um programa que já está no ar na internet. Não se trata de antecipar para assinantes o conteúdo em uma plataforma de streaming, "Lazinho com Você" é um projeto capitaneado pelo ator Lázaro Ramos e que contará com colaborações de anônimos de todo o Brasil.

PUB

Em conferência no youPIX CON, na segunda (25), Lázaro e produtores do programa apresentaram o formato nascido de encontros do Globo Lab -laboratório de ideias da Globo- e da vontade do ator em ter um trabalho que promovesse encontros com gente de várias regiões do país.

+ Artista faz releitura de Gustav Klimt com gordinhas; veja as imagens

"Acreditava que para estar com as pessoas seria preciso o contato físico, abraçar, beijar, mas não é bem assim, aprendi que na internet as pessoas também se encontram", disse o ator sobre seu processo de criação.

Lázaro explica que "o programa começa na rua, mas também acontece na casa do espectador". Para isso, a atração conta com uma plataforma onde é possível fazer 'upload' de diferentes conteúdos, divididos em cinco categorias: vídeo, imagem estática (foto, memes, ilustrações, entre outros), áudio, texto e experimentação –quando o conteúdo não se encaixar em nenhum dos quesitos.

Partindo da ideia de que as pessoas consomem audiovisual onde querem e quando querem, o programa promete apresentar dinâmicas diferentes para veículos específicos. "Na TV, vamos dialogar com o público daquele horário, mas estaremos ao vivo na mesma hora na internet falando com mais gente", afirma o ator.

O programa será entrecortado por conteúdos colaborativos oriundos de desafios lançados ao público. "A trilha sonora, por exemplo, vem da rede. É tanta música boa, que estamos fazendo clipes com elas", conta o Elisio Lopes, redator-final do "Lazinho com Você".

A visibilidade não será o pagamento para expor a produção do colaborador, todo o material que for ao ar será remunerado. A moeda de troca é chamada de "colab". Nesta primeira temporada, um minuto de colaboração equivale a 2.000 colabs (R$ 2.000), que serão divididos entre os criadores que aparecerem naquele minuto.

Os direitos autorais pertencerão à Globo por três meses e depois voltam para o produtor do conteúdo. Para ter mais maleabilidade e chegar a este prazo, a equipe revela que foi muito difícil vender o formato para a emissora por causa dos desafios jurídicos e tecnológicos e da falta de parâmetro nacional para o formato.

Segundo Lopes, não há curadoria do que é postado, apenas o monitoramento do que pode infringir leis, como homofobia, por exemplo. O canal é aberto, o que significa que é possível fazer download dos conteúdos disponibilizados na internet."Estamos há um ano falando sobre o projeto diariamente, foram meses para entender a diferença entre interativo e colaborativo e ainda temos dificuldade de conseguir conteúdo sem revelar como será o programa", diz o redator.

"Não quero que a Record copie", brinca Lázaro, que faz questão de dizer que os nomes de todos os colaborares vão aparecer no ar na TV, porque "a sensação de pertencimento é muito importante". Com informações da Folhapress. 

LAZINHO COM VOCÊ 

Quando: aos domingos, a partir de 10.dez (horário não divulgado)

Onde: Globo e no site do programa 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD