© Reprodução / Arquivo Pessoal / Luiz Gabriel
Luiz Gabriel Tiago, também conhecido como Senhor Gentileza, responsável por organizar uma rede de solidariedade com mais de 35 mil pessoas, que realiza ações sociais em todo o Brasil, foi um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2018.
PUB
Residente em Niterói, em agosto de 2010 ele fundou a empresa social Pontinho de Luz. A empresa realiza um curso chamado de "Treinamento Gentileza". Quem conclui o curso, começa a fazer parte do projeto Pontinho de Luz e a participar de ações sociais.
"Entregamos alimentos a pessoas em situação de rua", explicou o Senhor Gentileza à Sputnik Brasil. "A gente é especialista em amar o próximo. Fazemos desde a entrega de cestas básicas, alimentação às pessoas em situação de rua, até distribuição de abraços nas ruas, de bala e de doces. Atendemos também grupos que precisam de ajuda. Por exemplo, orfanatos e asilos. Estamos espalhados por aí e somos muito felizes em realizar esse trabalho", disse Luiz Gabriel Tiago.
A indicação do brasileiro ao Nobel foi iniciativa do jurista Celio Celli de Oliveira Lima, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Barra da Tijuca e coordenador do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. O advogado participou do curso oferecido pela empresa social e se tornou membro da rede de apoio à população.
+ Situação na Rocinha está sendo normalizada, diz CML
O criador do Pontinho de Luz diz ter se inspirado no famoso Profeta Gentileza, uma das figuras emblemáticas de Niterói e do Rio de Janeiro. Ele passou a vida defendendo o poder da gentileza e escrevendo poesias, pintadas nos muros das cidades, que são consideradas hoje um patrimônio cultural da capital fluminense.
Agora o seu famoso lema "Gentileza gera gentileza" tem a chance de conquistar adeptos no mundo todo.
"Todo ser humano deveria ser um pontinho de luz na humanidade", conclui o interlocutor da agência Sputnik Brasil.