© Divulgação
A segunda contribuição de David Lagercrantz à trilogia Millennium, de Stieg Larsson (1954 - 2004), será lançado no Brasil, neste mês, pela Companhia das Letras. O quinto volume da saga sobre a hacker Lisbeth Salander será lançado em português um mês depois de ter chegado às livrarias em sueco.
PUB
"O homem que buscava sua sombra" (Companhia das Letras, 360 pp, R$ 44,90) tem tradução de Guilherme Braga. Agora, Lisbeth cumpre pena em um presídio onde está uma das maiores criminosas da Suécia. Benito, apelido da mulher, comanda o pavilhão.
+ Balada Literária terá Jards Macalé, Tom Zé e Ondjaki
Os bastidores deste cárcere, com a hacker observado a mulçumana da cela ao lado, acusada de matar o irmão, sofrer ameaças constantes da gangue racista de Benito. Na prisão, a hacker descobre detalhes nebulosos da própria infância, que envolve experimentos pseudocientíficos realizado com gêmeos. O jornalista Mikael Blomkvist voltará a ajudá-la a desvendar o mistério e a defender os desprotegidos.
A trilogia ganhou adaptação cinematográfica sob a direção de David Fincher, com Rooney Mara e Daniel Craig, em 2012. Três anos antes, o sueco Niels Arden Oplev dirigiu "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", com Noomi Rapace e Michael Nyqvist. Uma nova adaptação da obra original de Larsson está prevista para estrear em 2018, com Claire Foy no papel principal e direção de Fede Alvarez.