Maior reservatório do Nordeste opera com apenas 5% de volume útil

No Rio Grande do Norte, 90% dos 167 municípios estão em situação de emergência, enquanto na Bahia a seca é a pior dos últimos cem anos.

© Reuters

Brasil Seca 30/09/17 POR Notícias Ao Minuto

Devido ao longo período de estiagem, a diminuição no volume das águas nos reservatórios do Nordeste vêm causando sofrimento e um estado de alerta na população. O maior reservatório do Nordeste, o lago de Sobradinho, está operando com somente 5% do volume útil, além de ter apenas duas das seis turbinas em funcionamento. Pela ausência de chuvas na cabeceira do Rio São Francisco ou dos seus afluentes, o lago pode chegar ao volume morto e não conseguir gerar mais energia até o fim de outubro, segundo previsões da Chesf.

PUB

 + Vinte estados recebem R$ 30,4 milhões para combater Aedes aegypti

Reportagem do Jornal Nacional revelou que no Rio Grande do Norte 90% dos 167 municípios estão em situação emergencial, enquanto na Bahia a seca é a pior dos últimos cem anos. Mais da metade dos estado baiano, 227 localidades estão em situação de emergência. São cinco milhões de castigados pela seca, segundo a Defesa Civil da Bahia.

Em Pernambuco, a terceira maior barragem do estado, Jucazinho, secou no ano passado, interrompendo o abastecimento de mais de um milhão de moradores da região de Caruaru. O mesmo ocorre em Riacho das Almas, onde a maioria das pessoas depende de caixas d’água comunitárias instaladas pela companhia de saneamento do estado.

A Agência Nacional de Águas autorizou uma nova diminuição da vazão da barragem de Sobradinho, a fim de tentar retardar essa situação. A Chesf informou, que mesmo com o volume morto, a população não será prejudicada.

“Chegando a esse nível mínimo, nós vamos parar a geração de Sobradinho, mas vamos abrir comportas, mantendo a vazão para que todos os usuários permaneçam sendo atendidos. O que nós esperamos é que as chuvas não retardem, que as chuvas aconteçam a partir de novembro para minimizar o impacto dessa redução de vazão a partir de Sobradinho e todos os usuários, abastecimento humano, projetos de irrigação, navegação”, disse o diretor de operações da Chesf, João Franklin, em entrevista ao Jornal Nacional.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 14 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 17 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 19 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 18 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 12 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 17 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 18 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 18 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 11 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 13 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca