© Reuters / Albert Gea
Em sua conta oficial no Twitter, a Generalitat da Catalunha anunciou a existência de 337 pessoas feridas em confrontos com a polícia espanhola durante o referendo pela independência da região.
PUB
#Portaveu @jorditurull: "hi ha 337 persones ferides o contussionades. Demanem a persones ferides que facin denúncia a @mossos"
— Govern. Generalitat (@govern) 1 de outubro de 2017
"Há 337 pessoas feridas ou contundidas. Insistimos que as pessoas feridas façam queixa aos Mossos d"Esquadra [polícia catalã]", se lê no comunicado da Generalitat.
Durante a coletiva de imprensa, o representante oficial da Generalitat, Jordi Turull, acrescentou também que, entre as pessoas feridas, uma está em estado grave.
Ele acrescentou também que atualmente a votação está sendo realizada em 96% das seções eleitorais.
Anteriormente, o Ministério da Saúde da Catalunha tinha comunicado sobre 38 feridos em resultado dos confrontos entre partidários da independência da região e a polícia espanhola.
+ Vídeo denuncia violência policial em referendo na Catalunha
Testemunhas dos confrontos informaram que os órgãos de segurança da Espanha usaram bastões e balas de borracha contra os manifestantes sem aviso e sem quaisquer ações provocatórias do lado oposto. O comportamento da polícia espanhola foi qualificado de "agressivo".
Hoje, 1º de outubro, às 9h00 (horário local, 4h00 em Brasília), na Catalunha teve início o referendo pela independência, que Madri qualifica de ilegal, e cuja realização foi invalidada pelo Tribunal Constitucional da Espanha.
A polícia afirmou que conseguiu tomar sob seu controle a maior parte das 2315 seções eleitorais. Em vários locais de votação têm lugar confrontos entre a polícia e pessoas que chegam para votar. Com informações do Sputnik.