Candidatos 'reféns' de tiroteio na Rocinha perdem vestibular da UERJ

"Estudar o ano inteiro e não conseguir sair por causa de um tiroteio é muito triste", lamentou uma das moradoras da comunidade

© Reuters / Bruno Kelly

Brasil Rio de Janeiro 02/10/17 POR Notícias Ao Minuto

A comunidade da Rocinha, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi cenário de conflitos intensos nas últimas semanas. O clima de tensão fez muitos jovens perderem a prova do vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), iniciado no dia 17 de setembro.

PUB

"A minha mãe fez de tudo para distrair a gente. Teve uma hora em que ela estava brincando, e eu ri tanto que caiu uma lágrima. Foi aí que comecei a chorar. Bateu aquele nervosismo. Não consegui fazer a prova, estava preocupada com a minha avó, que mora em outro lugar da favela, com medo pela minha família dentro de casa. Era uma mistura de sentimentos. Eu me sentia muito impotente", contou a moradora da comunidade, Vitória, de 18 anos.

Outro entrevistado pela coluna Cotidiano, da 'Folha de S. Paulo', Gabriel, disse que ouviu o barulho ao sair do banho, por volta das 6h40. "Parecia que o tiroteio estava dentro de casa. Dá uma sensação de total instabilidade, mas segui os preparativos. Coloquei a roupa. Tinha uma esperança que ia passar", contou.

+ MAM registra boletim de ocorrência contra agressões

A também moradora da Rocinha, Brena, que sonha em cursar pedagogia, descreveu o momento de frustração ao perceber que não conseguiria sair de casa. "Deu 8h, 8h30, 9h, e nada de os tiros pararem. Aí caiu a ficha de que tinha perdido a prova. Comecei a chorar, porque estudar o ano inteiro e não conseguir sair por causa de um tiroteio é muito triste", disse.

Segundo a reportagem, coordenadores de cursinhos como o PVCR (Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha) disseram que se reuniram com o reitor da Uerj, mas a universidade alegou que não poderia fazer nada.

A universidade afirmou que não havia instrumentos para formular uma prova extra, ou tempo hábil. "Lamentamos que não possamos ajudar a minimizar esse problema, ocorrido fora dos muros da universidade e dos locais de prova", comunicou a Uerj.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos