Prêmio Jabuti divulga lista dos livros finalistas deste ano

O Jabuti este ano estreia duas categorias, quadrinhos e livros brasileiros publicados no exterior

© Photo by Roman Trifonov on Unsplash

Cultura Literatura 03/10/17 POR Folhapress

O Prêmio Jabuti, principal troféu literário do país, divulgou nesta terça-feira (3), a lista de livros que concorrem à sua final. A categoria romance mostra uma hegemonia da Companhia das Letras -que tem crescido nos prêmios literários deste ano, em especial nesse gênero. Sete dos dez selecionados são da editora.

PUB

+ Atriz Rogéria será homenageada no 'Outubro da Diversidade'

Entre os selecionados, está "Como se Estivéssemos em Palimpsesto de Putas", de Elvira Vigna, escritora morta em julho que era uma das principais vozes da literatura contemporânea brasileira.

Com ela, concorrem o escritor Cristovão Tezza, com "A Tradutora" (Record), e Bernardo Carvalho, com "Simpatia pelo Demônio" (Companhia das Letras). Ambos são colunistas da Folha.

Na lista também aparecem "Descobri que Estava Morto" (Tusquets), de João Paulo Cuenca, e "Machado" (Companhia das Letras), de Silviano Santiago, entre outros. A única casa menor é a @linkeditora, cujo romance "Tristorosa", de Eugen Weiss, foi eleito.

O Jabuti este ano estreia duas categorias, quadrinhos e livros brasileiros publicados no exterior. Na primeira, estão "Hinário Nacional" (Veneta), de Marcelo Quintanilha, e "Rasga Mortalhas" (Zarabatana Books), de Pedro Vergani e Diogo Bercito (correspondente da Folha em Madri).

Na segunda, estão as edições britânicas de "Um Copo de Cólera" e "Lavoura Arcaica", de Raduan Nassar, além de "Brasil - Uma Biografia", de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling.

Já em outras categorias importantes há mais diversidade. Em contos e crônicas, concorrem a "Caixa Rubem Braga" (Autêntica), com crônicas organizadas por André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda e Carlos Didier; "Sul" (ed. 34), de Veronica Stigger; "Trinta e Poucos" (Companhia das Letras), de Antonio Prata (também colunista da Folha); e "Vossos Velhos", de Dayse Torres, em edição do autor.

Os selecionados de poesia são "A Palavra Algo" (Iluminuras), de Luci Collin; "Livro das Postagens" (7letras), de Carlito Azevedo; e "Rol" (Companhia das Letras), de Armando Freitas Filho, entre outros.

A lista de biografias na final do Jabuti traz personagens diversos da cultura brasileira. Ela traz as biografias de Caio Prado Júnior, de Luiz Bernardo Pericás (Boitempo); os diários de Francisco Brennand (Inquietude Brennand Fortes Produções Culturais); o segundo volume dos "Diários da Presidência", de Fernando Henrique Cardoso; a autobiografia de Rita Lee (Globo Livros), entre outros. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD