CAIXA Cultural fará exibição gratuita de filme sobre Sebastião Salgado

A mostra está aberta para visitação gratuita até o dia 30 de outubro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 21h

© Juliano Ribeiro Salgado

Cultura Brasília 04/10/17 POR Notícias Ao Minuto

Desde o dia 30 de agosto, a CAIXA Cultural Brasília abriga a exposição Êxodos, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, com 60 pôsteres resultado de sua viagem por 40 países em seis anos. No próximo dia 5 de outubro, às 20h, será exibido gratuitamente “O Sal da Terra”, um filme com direção de Wim Wenders e do seu filho Juliano Ribeiro Salgado.

PUB

A mostra está aberta para visitação gratuita até o dia 30 de outubro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 21h.

+ Pabllo Vittar estreia em lista da Billboard

O documentário narra a trajetória de Salgado desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima "Gênesis". O próprio Sebastião Salgado conta a sua história em meio a fotos emblemáticas de sua carreira. O acesso será garantido por ordem de chegada e limitado à lotação do Teatro da CAIXA. 

ÊXODOS

Premiado internacionalmente, Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.  

Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.

A coleção com 60 pôsteres que compõem essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

Na mostra, o visitante pode conferir as fotografias divididas em cinco temas centrais: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 5 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 23 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 22 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Festas Há 5 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 6 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 21 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 22 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 19 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

esporte Prisão Há 6 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

politica STF Há 6 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão