ANP permite que Petrobras reduza compras no país para projeto de Libra

A estatal tem como sócios em Libra a Shell, a Total e as chinesas CNOOC e CNPC

© Pedro Bolle / USP Imagens

Economia Negócio 04/10/17 POR Folhapress

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) aceitou parcialmente pedido da Petrobras e seus sócios no projeto de Libra, no pré-sal, para reduzir o compromisso de compras no país para a primeira grande plataforma da área. O processo de contratação da unidade foi iniciado em 2015 e até hoje não foi concluído, á espera de definição da ANP. A Petrobras alega que o projeto é inviável se o índice de nacionalização previsto em contrato, de 55%, tiver que ser respeitado.

PUB

Uma primeira licitação foi cancelada, segundo a empresa, por preços superiores aos praticados no mercado internacional. A segunda tentativa, iniciada em 2016, já considerando a possibilidade de redução do índice, foi suspensa por liminar obtida pelo Sinaval (Sindicato das Empresas de Construção e Reparo Naval).

A Petrobras tem como sócios em Libra a Shell, a Total e as chinesas CNOOC e CNPC. Segundo a estatal, um projeto como esse demanda em torno de US$ 5,5 bilhões em investimentos, incluindo a plataforma, poços e equipamentos submarinos.

+ Relator do Refis no Senado afirma que vai retirar benefício a igrejas

Em decisão divulgada nesta quarta (4), a ANP defere parcialmente o pedido do consórcio, negando a redução dos índices para sete itens, como sistemas de ancoragem e filtros; reduzindo os percentuais para outros 14; e isentando de conteúdo local nove itens, como a construção do casco e turbina a gás.

Libra foi a primeira área do pré-sal licitada pelo regime de partilha da produção, no qual o governo participa do consórcio por meio da PPSA (Pré-Sal Petróleo SA). É a maior descoberta de petróleo do país, com reservas estimadas entre 8 e 12 bilhões de barris de petróleo.

Procurada, a Petrobras ainda não informou se a decisão viabiliza o investimento. Em entrevista na terça (3), o gerente executivo da estatal para o projeto, Fernando Borges, diz que há 19 projetos atrasados por problemas com o cumprimento dos índices de conteúdo local.

Ainda este ano, a empresa pretende instalar a primeira plataforma no local, de menor porte, para um teste de longa duração no reservatório. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 4 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento 24/12/24

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 21 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Lgtbq+ Há 20 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 18 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 22 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour