Governo do RS anuncia decisão de vender 49% das ações do Banrisul

A expectativa é de que a efetivação da venda ocorra até o fim do ano

© Divulgação

Economia Direitos 04/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O governo do Rio Grande do Sul anunciou hoje (4) a venda de 49% das ações ordinárias (com direito a voto) do banco estadual Banrisul. A medida faz parte do pacote de ajuste fiscal gaúcho assinado com a União que prevê, além de privatizações, o corte de gastos, o aumento das alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), o congelamento de reajuste salarial do funcionalismo e o impedimento para contratação de pessoal. A expectativa é de que a efetivação da venda ocorra até o fim do ano.

PUB

De acordo com o presidente do banco, Luiz Gonzaga Mota, até 9 de novembro, o Banrisul vai estruturar a operação e publicar o balanço do terceiro trimestre. “Aí começa o 'road show' [eventos de divulgação em outras praças] nos mercados nacional e internacional. No início de dezembro, deve ocorrer a liquidação da oferta de ações na Bolsa de Valores de Nova York”, explicou Mota em evento realizado no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Além das ações ordinárias, também serão colocadas a venda os 7% das ações preferenciais (sem direito a voto) que ainda estão em poder da instituição. De acordo com o governador gaúcho, José Ivo Sartori, a privatização vai envolver cerca de 128 milhões de unidades acionárias, sendo 28,8 milhões de ações preferenciais e 99,2 milhões de ações ordinárias.

+ Câmara quer punir montadoras por frequentes recalls de automóveis

Em pronunciamento feito hoje na sede do governo, Sartori afirmou que o anúncio foi feito agora devido à recuperação no valor das ações do banco, que chegaram, segundo ele, à faixa de R$ 17,00 a unidade. De acordo com o governo do estado, em meio à crise econômica, o valor da unidade estava a R$ 5,00.

Segundo o governador, o valor da venda de parte do banco estatal será aplicado no reequilíbrio financeiro do estado e investido em áreas essenciais, como saúde, segurança e educação, e no pagamento da folha. “Essa decisão é boa para o Banrisul, mas também para toda a sociedade gaúcha”, afirmou Sartori.

O peemedebista ressaltou, contudo, que a venda de ações do Banrisul, que ainda ficará sob controle acionário estatal, não resolve os problemas financeiros do estado. “Esta medida, no entanto, não resolve todos os nossos problemas. Mesmo se tiver sucesso, ainda dependeremos da adesão ao Plano de Recuperação Fiscal dos Estados para superarmos a crise”. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS-JUSTIÇA Há 20 Horas

Veja quem irá receber atrasados do INSS em 2025

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Maíra Cardi rebate críticas por expor detalhes de aborto: 'doentio'

fama Carol Acosta Há 18 Horas

Influenciadora morre durante jantar, aos 27 anos, e choca seguidores

esporte Óbito Há 21 Horas

Jogador é encontrado morto em quarto de hotel durante pré-temporada

justica PCC Há 20 Horas

'Acompanhei a morte do delator por live', diz membro do PCC

fama Vídeo Há 19 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

fama LUANA-PIOVANI Há 19 Horas

De férias no Brasil, Luana Piovani chama homens de 'velhos e acabados'

lifestyle Horóscopo Há 22 Horas

O lado B dos signos: as características negativas de cada um

esporte Corinthians Há 18 Horas

Rodrigo Garro deve responder por homicídio culposo

esporte La Liga Há 21 Horas

Jogador chama Vini Jr de "chorão" e diz: "Deixava-o K.O. em dez segundos"