Catalunha pede mediação para resolver crise com Espanha

No entanto,governo espanhol recusou pedido do presidente catalão

© Reuters

Mundo após plebiscito 04/10/17 POR Notícias Ao Minuto

O presidente do governo da Catalunha , Carles Puigdemont, afirmou nesta quarta-feira (4) que a crise envolvendo a região autônoma e o governo espanhol precisa de uma mediação. A Espanha, por sua vez, rejeitou o pedido.

PUB

+ Secretário de Estado nega ter chamado Trump de 'imbecil'

A declaração foi realizada sem Puigdemont voltar atrás na sua defesa pela aplicação do resultado do referendo separatista feito no último domingo (1). "Este momento precisa de mediação.

Recebemos inúmeras propostas nas últimas horas e vamos receber mais. Todas elas sabem que estou pronto para iniciar um processo de mediação", afirmou. "Vou repetir quantas vezes for necessário: diálogo e acordo são parte da cultura política do nosso povo. No entanto, o Estado não deu nenhuma resposta positiva a essas ofertas", acrescentou.

Em comunicado, o governo espanhol afirmou que "se Puigdemont quer falar, negociar ou enviar mediadores, sabe perfeitamente o que deve fazer antes: voltar ao caminho da lei, que nunca deveria ter abandonado".

Nesta quarta-feira (4), o presidente regional rebateu o pronuciamento televisionado do rei Felipe VI realizado ontem (3) e fez dura crítica ao discurso. "O rei faz seu o discurso e as políticas do governo de Mariano Rajoy, que têm sido catastróficas com relação à Catalunha, e ignora deliberadamente milhões de catalães que não pensam como eles. Não podemos nem compartilhar, nem aceitar essa mensagem", disse O governo espanhol sempre se opôs à independência da Catalunha e prometera fazer todo o possível para evitar a convocação da consulta popular. Madri acusa a votação de ser ilegítima, já que menos da metade da população compareceu às urnas.

No entanto, a Candidatura d'Unitat Popular (CUP), o partido esquerdista que defende a independência da Catalunha, anunciou que o Parlamento de Barcelona oficializará a separação da região na próxima segunda-feira (9). Com informações da ANSA.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 22 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 16 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 19 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava