Battisti tem que ser deportado, diz Doria antes de ir a Milão

Prefeito de São Paulo irá a Milão e Veneza na semana que vem

© Nacho Doce / Reuters

Brasil extradição 05/10/17 POR Beatriz Farrugia

A uma semana de embarcar em viagem para a Itália, o prefeito de São Paulo, João Doria, disse hoje (5) que o governo brasileiro precisa extraditar o italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por ataques cometidos nos anos 1970 e atualmente residente no país graças a um asilo político concedido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.   

PUB

"Ele tem que ser deportado e deve cumprir a pena para a qual foi julgado na Itália. Foi uma exorbitância do governo Lula e Dilma de proteger um criminoso. Isso não é dar asilo político, isso é proteger um criminoso", criticou Doria, em entrevista exclusiva à ANSA. "Agora temos um governo democrático, que respeita as leis do Brasil e a de um país-irmão, como a Itália", completou o prefeito, que visitará Milão e Veneza na próxima semana para encontros com políticos locais e investidores.

Battisti foi detido ontem na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Ele tentava entrar na Bolívia com o equivalente a R$ 23 mil em moeda estrangeira e, por isso, foi retido por evasão de divisas. Seus opositores alegam que Battisti tentava fugir do Brasil, enquanto o italiano se defendeu dizendo à Polícia Federal (PF) que estava apenas indo pescar com os amigos e fazer compras na Bolívia.

+ Obama no Brasil: 'Coreia do Norte representa um perigo real'

Hoje escritor, Battisti é um antigo membro do Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo de extrema esquerda ativo na Itália nos anos 1970. Em 1987, ele foi condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua por terrorismo, por quatro homicídios atribuídos ao PAC, além de assaltos e outros delitos menores. Viveu como foragido na França, mas deixou o país quando Paris acatou um pedido de extradição da Itália. Battisti, então, mudou-se para o Brasil.

Em 2007, após ele ser detido no Rio de Janeiro, o governo italiano apresentou outro pedido de extradição. Battisti ficou em prisão preventiva em Brasília, no cárcere de Papuda, mas, no último dia de seu mandato, o ex-presidente Lula assinou um decreto negando o pedido de extradição à Itália. A decisão foi duramente criticada pelo governo italiano. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer